facebook instagram youtube whatsapp

Geral Sexta-feira, 07 de Junho de 2024, 15:32 - A | A

Sexta-feira, 07 de Junho de 2024, 15h:32 - A | A

em Cuiabá

Secel promove exposição de artes e vivência sobre ervas medicinais

As ações são gratuitas ao público e realizadas via Edital Viver Cultura

Assessoria
MQF

A exposição de esculturas de cerâmica "Totem ou humano?" será aberta ao público nesta sexta-feira (07.06), às 18h, na Casa Cuiabana. Outra ação cultural deste fim de semana é a vivência sobre o poder curativo das plantas "Folhas de Axé", no Centro Cultural Casa das Pretas. Os eventos são viabilizados via Edital Viver Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), e ambos têm entrada gratuita ao público.

 "Totem ou humano?", de Divanize Carbonieri, reúne peças de cerâmica moldadas de forma rústica e queimadas em baixa temperatura. As obras mesclam elementos de arqueologia e arte para apresentar a ancestralidade dos povos por meio de esculturas de sociedades pré-históricas.

Após a abertura, nesta noite, a mostra poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Casa Cuiabana. A exposição ficará no espaço cultural até 25 de junho.

Também neste fim de semana ocorre a vivência "Folhas de Axé", cuja proposta é proporcionar a troca de conhecimentos sobre ervas medicinais. O evento contará com participação de representantes indígena e de povos tradicionais que, culturalmente, repassam esses saberes entre gerações. O encontro será no Centro Cultural Casa das Pretas, em Cuiabá, e começa nesta sexta-feira (07), às 19h.

O projeto é retomado amanhã (08), a partir das 8h30, e segue até 17h. A programação inclui roda de conversas e vivências sobre o benzer, banhos, chás e as plantas e raízes consideradas medicinais. As inscrições para a ação estão abertas e podem ser feitas pela internet.

A idealizadora do projeto, Jackeline Silva, lembra que a manipulação de plantas compõe um complexo conjunto de saberes e práticas comuns nos territórios rurais, nos quilombos, nas aldeias, terreiros e outras comunidades. Dessa forma, ela acredita que a vivência contribui para a preservação do patrimônio imaterial relativo ao tema do projeto.

“Precisamos reconhecer e valorizar as tecnologias ancestrais e possibilitar que esse legado alcance mais pessoas. O projeto é uma oportunidade de sensibilizar para valorização do conhecimento dito popular, valorizar a relação das pessoas com a natureza, o território, o sagrado e suas conexões”, comenta.


Serviço
Totem ou Humano?

Exposição de esculturas em formato pré-histórico
Abertura: Sexta-feira (07.06), às 18h
Visitação até 25 de junho (de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h)
Centro Cultural Casa Cuiabana – Rua General Vale, 181, bairro Bandeirantes - Cuiabá/MT
Instagram @centroculturalcasacuiabana

Vivência Folhas de Axé 
Intercâmbio de saberes sobre plantas e autocuidado
Sexta (07.06), às 19h
Sábado (08.06), das 9h30 às 17h30
Centro Cultural Casa das Pretas – Rua Pedro Celestino nº 25, Praça da Mandioca, Centro Norte, Cuiabá-MT
Inscrições: https://forms.gle/K3mkb1LzTtjsu1kb8 
Programação e mais informações no Instagram @casadaspretasmt

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 17 de Junho de 2024