Muitas pessoas chegam ao meu consultório falando que quer fazer uma cirurgia plástica para resolver um problema que incomoda. Porém, ao passar pela avaliação, verifico que o procedimento não é para aquele fim e nem é o mais indicado naquele caso.
Por isso é importante passar por uma avaliação do cirurgião plástico credenciado para poder orientar o que de fato deve ser feito para que o paciente atinja o objetivo.
Esse é o primeiro passo. Depois vem os exames que devem ser feitos pré-operatório e a avaliação do anestesista e o risco cirúrgico feito pelo cardiologista. Se tudo estiver bem, o que é fundamental para se diminuir os riscos de vida durante a cirurgia, aí está na hora de escolher o hospital onde será feita a cirurgia.
Sempre indico um hospital por conta dos recursos que ele possui em caso de uma ocorrência que pode acontecer por ser um procedimento cirúrgico para poder dar toda a assistência para o paciente.
No geral, é importante não esconder nada do cirurgião plástico. Principalmente doenças crônicas, pré-existentes e tratamentos.
Veja algumas precauções que antecedem a cirurgia e são de grande valia para o sucesso do procedimento:
O médico deve ser avisado com dois dias de antecedência, caso o paciente apresente febre, gripe ou outro quando infeccioso;
Manter uma alimentação leve e equilibrada 1 dia antes da cirurgia;
Não ingerir bebidas alcoólicas 24 horas antes da cirurgia;
Não ingerir medicamentos à base de acetil-salicílico como AAS, Aspirina, Melhoral, dentre outros;
Evitar o fumo pelo menos 30 dias antes da cirurgia.
Com essas dicas a chance de ter uma ocorrência diminui bastante.
Benedito Figueiredo Junior é cirurgião plástico na Angiodermoplastic. CRM 4385 e RQE 1266. Email: [email protected]