A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), se reuniu pela segunda vez com a Mesa Técnica do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) para discutir um acordo com a concessionária União Transportes, responsável pelo transporte público do município. O encontro ocorreu na segunda-feira (6) e resultou em um acordo verbal, que deve ser formalizado ainda nesta semana.
Durante a reunião, a Prefeitura apresentou uma proposta para quitar uma dívida de aproximadamente R$ 20 milhões, acumulada ao longo de gestões anteriores, junto à concessionária. Em contrapartida, o Município cobrou uma série de melhorias no sistema de transporte coletivo, que incluem:
• Renovação da frota, reduzindo a idade média dos veículos para cinco anos;
• Instalação de ar-condicionado em 80% dos ônibus;
• Monitoramento por câmeras e GPS em 100% da frota;
• Disponibilização de internet Wi-Fi em todos os veículos;
• Identificação visual padronizada das linhas municipais.
“Estamos lutando por melhorias para o nosso município e a nossa população. Uma das principais reclamações é o transporte público. Queremos um serviço eficaz, moderno e confortável. Enquanto não pudermos realizar uma nova concessão, vamos cobrar da atual empresa que cumpra o que é devido”, afirmou a prefeita Flávia Moretti.
Segundo ela, o acordo representa um “consenso entre o pagamento da dívida herdada e as exigências para a melhoria do serviço” em Várzea Grande.
Participaram da reunião o secretário municipal de Gestão Fazendária, Marcos José da Silva; o procurador-geral do Município, Maurício Magalhães; o subsecretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Gerson Scarton; e os vereadores Bruno Rios e Caio Cordeiro (ambos do PL).
“Nossa missão é garantir que o várzea-grandense tenha o melhor serviço possível até a implementação do Plano de Mobilidade Urbana e do novo processo de concessão”, completou a prefeita.