facebook instagram youtube whatsapp

Política Sexta-feira, 14 de Junho de 2024, 14:34 - A | A

Sexta-feira, 14 de Junho de 2024, 14h:34 - A | A

solidariedade

Chico 2000 incentiva doação de sangue e a prática esportiva

Assessoria
MQF

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Chico 2000 (PL), celebrou o Dia Mundial da Doação de Sangue, comemorado nesta sexta-feira (14), e incentivou a população a realizar doações junto ao MT Hemocentro, na rua 13 de Junho, Centro Sul, na Capital.
 
"Hoje é o dia mundial do doador de sangue. A vocês doadores de sangue, muito obrigado pelo gesto de respeito e quero deixar claro, a cada doação de sangue salva-se quatro vidas. E além de salvar quatro vidas, você garante a sua inscrição na Corrida pela Vida, que será dia 22 de junho. Portanto, façam esse gesto, doem sangue, participem da Corrida e salvem quatro vidas a cada doação realizada", declarou.
 
No dia 22 de junho ocorre a Corrida Pela Vida, e aqueles que tiverem o interesse de participar, ganharão isenção da taxa de inscrição - o evento conta com o apoio da Câmara. As inscrições podem feitas até este sábado (15), na empresa Chiroli, na XV de Novembro, 550, no bairro Porto.
 
No mês de março, a Câmara de Cuiabá, por meio da Coordenadoria de Assistência e Saúde do Trabalhador, promoveu a campanha “Cidadão Sangue Bom”, em uma parceria com o MT Hemocentro, visando reabastecer o banco de sangue público. 
 
Quem pode doar?
 
Quem quiser doar sangue precisa ter entre 16 e 69 anos, estar com boa saúde e pesar mais de 50 quilos. Entre outros critérios estão ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e não ter consumido bebidas alcoólicas pelo período de 12 horas antes da doação. Pessoas diagnosticadas com covid-19 devem aguardar pelo menos 10 dias após o fim dos sintomas para agendar uma doação.
 
Esse gesto de solidariedade pode ajudar a salvar até quatro vidas, a partir de um único doador. O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.
 

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 20 de Julho de 2024