O presidente da Câmara de Cuiabá, Chico 2000 (PL), apresentou o projeto de lei 37/2024, em 6 de março, declarando o Instituto Social Jejé de Oyá (ISJO) como entidade de Utilidade Pública Municipal. O Instituto é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao apoio da população LGBTQIAPN+ e reconhecida oficialmente por sua contribuição significativa para a inclusão social e o combate à discriminação.
Chico 2000 destaca a importância do Instituto na promoção de iniciativas que visam a ascensão e o desenvolvimento da comunidade LGBTQIAPN+, além de lutar contra o racismo, sexismo, homofobia e outras formas de intolerância.
“A missão do instituto é criar uma sociedade mais justa e inclusiva, na qual a diversidade é celebrada e os direitos de todos são protegidos”, argumentou o presidente no projeto.
Ao ser considerada entidade de utilidade pública, o ISJO poderá ampliar suas atividades e parcerias, fortalecendo seu papel vital na defesa dos direitos humanos e na promoção da igualdade.
A entidade é inspirada na vida e legado do pai do colunismo social de Mato Grosso, José Jacinto Siqueira de Arruda, conhecido como Jejé de Oyá. Nascido em Rosário Oeste, foi conhecido pela irreverência e estilo e desafiou estigmas sociais entre as décadas de 50 e 80.
Secom - Câmara Municipal de Cuiabá