O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, fez um alerta sobre os riscos da dependência brasileira de fertilizantes importados e cobrou políticas públicas mais eficientes para garantir a segurança alimentar e a soberania do agronegócio nacional. A declaração foi feita nesta quarta-feira (29), durante o evento Agro Horizonte, realizado em Brasília e promovido pela Globo Rural e Valor Econômico.
Diante de especialistas, autoridades e lideranças do setor do agronegócio, Mauro Mendes destacou que o Brasil importa quase todo o potássio utilizado na produção agrícola, o que representa um risco estratégico.
“O Brasil importa quase 90% do potássio que consome. Isso é um risco grave. Não dá para aceitar que uma mina descoberta no nosso território, como a de Autazes, demore 15 anos para ser licenciada”, criticou.
O governador reforçou que Mato Grosso é o maior produtor de alimentos do país e que o estado alia alta produtividade com preservação ambiental.
“Produzimos muito e preservamos mais ainda: 60% do nosso território está intacto. Somos líderes em biodiesel, etanol de milho e transparência ambiental. Mas sem fertilizante não há produção — e sem produção o Brasil quebra”, alertou.
Mauro Mendes defendeu ainda que o Governo Federal fortaleça mecanismos estratégicos para o agronegócio, como o seguro agrícola, e exigiu mais rapidez em projetos estruturantes.
“Assim como já fomos referência no futebol e hoje lutamos para não ficar fora de uma Copa, o mesmo pode acontecer com o agro. Se não fizermos a lição de casa, perdemos competitividade”, disse.
Ele ressaltou que Mato Grosso tem feito sua parte, com investimentos em rodovias e infraestrutura logística para garantir o escoamento de grãos, mas que é necessário que o país avance como um todo.



