facebook instagram youtube whatsapp

Política Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2025, 07:23 - A | A

Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2025, 07h:23 - A | A

APÓS 34 ANOS

Hospital Central é inaugurado com padrão de excelência e atendimento 100% pelo SUS

Gerido pelo Hospital Israelita Albert Einstein, unidade de alta complexidade foi entregue pelo Governo de Mato Grosso nesta sexta-feira (19)

MQF
Da Redação

Após mais de três décadas de obras paradas, o Governo de Mato Grosso entregou, nesta sexta-feira (19), o Hospital Central de Alta Complexidade, em Cuiabá. Durante a inauguração, o governador Mauro Mendes destacou que a unidade comprova ser possível oferecer à população um hospital com padrão de excelência, comparável aos melhores do país, totalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Provamos que é possível fazer hospital ‘de rico’ para atender a população. Assim como é possível ter rodovia duplicada de país rico oferecida a todo cidadão, também é possível ter um hospital de alto padrão, gratuito e público”, afirmou o governador.

O Hospital Central será gerido pelo Hospital Israelita Albert Einstein, referência nacional e internacional em qualidade assistencial, e atenderá exclusivamente pelo SUS. Segundo Mauro Mendes, a entrega da unidade só foi possível após o Estado romper com práticas que, por décadas, impediram o avanço de Mato Grosso.

“Isso só se tornou realidade porque fizemos um ajuste fiscal sério, tomamos decisões corretas e criamos condições para investimentos históricos em todas as áreas. Não se trata apenas de entregar uma obra, mas de estabelecer um novo patamar de qualidade para a saúde pública do estado”, pontuou.

O governador também destacou que o padrão de excelência adotado no Hospital Central reflete o modelo de gestão implantado em outras obras públicas. “Essa qualidade está presente em estradas, escolas e unidades de saúde. Estamos criando uma nova referência para Mato Grosso”, completou.

Mauro Mendes fez questão de reconhecer o trabalho coletivo envolvido na conclusão da obra e agradeceu à Secretaria de Estado de Saúde. “Quero agradecer ao secretário Gilberto Figueiredo e a toda a equipe. Eu cobrei que o hospital tivesse o mesmo padrão do Albert Einstein e do Sírio-Libanês, e eles entregaram uma unidade nesse nível”, ressaltou.

Estrutura moderna

Iniciada há 34 anos e nunca concluída, a obra do Hospital Central foi completamente remodelada pela atual gestão. A área construída saltou de 9 mil para 32 mil metros quadrados.

A unidade contará com 287 leitos, sendo 188 para adultos e 99 pediátricos, além de 96 leitos de terapia intensiva (UTIs). O hospital dispõe ainda de 10 salas cirúrgicas, sala híbrida com hemodinâmica, equipamentos de alta tecnologia e estrutura voltada para procedimentos de alta complexidade.

Em plena operação, a previsão é de realizar anualmente cerca de 31 mil consultas, 52 mil exames, 5,4 mil cirurgias e 8,4 mil internações.

  >> ACESSE NOSSO CANAL DO WHATSAPP <<  

Comente esta notícia

, 22 de Dezembro de 2025