Mato Grosso irá construir o seu primeiro hospital veterinário público. O anúncio foi feito pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, durante a abertura do Summit Animal 2025, realizada nesta sexta-feira (7), no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá. O evento reuniu mais de 450 participantes e selou um novo momento na agenda de políticas públicas voltadas à causa animal no Estado.
“A partir do exemplo do Paraná, nós também vamos construir um hospital veterinário em Mato Grosso. Esse é um sonho da causa animal, uma necessidade real. O nosso Estado não pode ficar para trás. O Summit marca um momento importante, não apenas pelo debate, mas por essa grande entrega”, afirmou Russi.
Promovido pela Assembleia Legislativa, por meio do Grupo de Trabalho em Defesa da Causa Animal, o evento reuniu especialistas, autoridades, lideranças nacionais e internacionais, ONGs e protetores independentes. Entre os convidados estavam os deputados federais Delegado Matheus Laiola (PR), autor da Lei Sansão – que endurece as penalidades para maus-tratos –, e Delegado Bruno Lima (SP), referência nacional em políticas públicas para proteção animal.
Durante sua fala, Max Russi destacou que a Assembleia já destinou mais de R$ 1,4 milhão em emendas para ações voltadas ao bem-estar animal, como castração, microchipagem e estruturação de espaços de atendimento. “Cuidar dos animais é também cuidar das pessoas. A causa animal é de amor e de coragem, e coragem é o que move esta Casa”, disse o parlamentar.
Os convidados elogiaram a iniciativa mato-grossense. “São centenas de pessoas que saem daqui como multiplicadoras de conscientização. Parabenizo o deputado Max e o Estado pela construção do hospital veterinário”, afirmou Matheus Laiola. Bruno Lima reforçou a agilidade na condução da proposta: “É a primeira vez que vejo um resultado tão rápido após a apresentação da ideia. Max abraçou essa causa com sensibilidade e dinamismo”.
Um dos momentos marcantes do Summit foi a assinatura da Carta de Compromisso de Cooperação Internacional pela Causa Animal, que estabelece ações contínuas com organismos internacionais, visando o fortalecimento de políticas públicas e a disseminação de boas práticas.
O evento também contemplou a entrega de moções de aplauso a entidades, protetores independentes e personalidades que se destacam em defesa dos direitos dos animais, incluindo os deputados Matheus Laiola e Bruno Lima.
A construção do hospital veterinário público representa um avanço inédito em Mato Grosso e promete ampliar o acesso gratuito a atendimento e procedimentos de saúde para animais em situação de vulnerabilidade, além de fortalecer o trabalho de proteção e cuidado já desempenhado por voluntários e organizações.




