As pernas são essenciais para a locomoção e estabilidade e, na terceira idade, elas se tornam ainda mais importantes. Com o avanço da sarcopenia – processo de perda progressiva da massa muscular ao envelhecer –, a condição compromete a qualidade de vida e eleva o risco de acidentes e quedas.
Estudos mostram que a perda de força muscular é mais acentuada nos membros inferiores, especialmente dos 60 aos 75 anos. Segundo o professor de educação física Jonato Prestes, a prática de exercícios de perna é importante para dar autonomia aos idosos.
“O membro inferior é muito importante para evitar quedas. Muitas vezes, quando acontece, os idosos passam a fazer ainda menos atividade física, se tornando mais sedentários e o elevando risco de várias comorbidades e doenças”, ressalta o professor da Universidade Católica de Brasília (UCB).
Entre os principais problemas de saúde causados pela sarcopenia na perna estão alterações circulatórias e osteoporose. De acordo com a médica geriatra Priscilla Mussi, mulheres devem ter mais cuidado com o avanço da condição.
Continue lendo Metrópoles



