O tratamento da presbiopia, condição comum que afeta a visão de pessoas após os 40, acaba de ganhar uma nova alternativa nos Estados Unidos. Em 31 de julho, a Food and Drug Administration (FDA) aprovou o uso da solução oftálmica VIZZ, desenvolvida pela biofarmacêutica LENZ Therapeutics. A medicação é a primeira baseada em aceclidina a receber aval da agência para essa indicação.
A presbiopia ocorre devido à perda gradual da elasticidade do cristalino, lente natural do olho responsável pelo foco. Isso dificulta a leitura de textos próximos, o uso de celulares e outras atividades cotidianas. Até agora, as soluções mais comuns eram óculos de leitura, lentes multifocais ou cirurgias. A VIZZ oferece uma abordagem não invasiva e temporária para restaurar a visão de perto.
O princípio ativo, aceclidina 1,44%, é um miótico seletivo — uma substância que contrai o esfíncter da íris, diminuindo o tamanho da pupila. Esse efeito, conhecido como “pinhole” (ou buraco de agulha), aumenta a profundidade de foco, permitindo que a pessoa enxergue melhor de perto sem prejudicar a visão de longe.
Continue lendo Metrópoles