facebook instagram youtube whatsapp

Saúde Sexta-feira, 19 de Abril de 2024, 11:16 - A | A

Sexta-feira, 19 de Abril de 2024, 11h:16 - A | A

AMEAÇA GLOBAL

Nova cepa da gripe aviária se adapta para infectar mamíferos, alerta OMS

A agência das Nações Unidas destaca que a cepa H5N1 está se adaptando para infectar mamíferos, a um passo de chegar aos humanos. Casos ainda são raros, esclarecem especialistas

Paloma Oliveto \Correio Braziliense
MQF

 

O caso de um norte-americano infectado com a cepa H5N1 da gripe aviária levanta "enorme preocupação" da Organização Mundial da Saúde (OMS), quatro anos depois do início da pandemia de covid-19, também de origem animal. Em uma entrevista coletiva em Genebra, Jeremy Farrar, diretor científico da agência das Nações Unidas, destacou a crescente propagação desse subtipo do vírus para espécies mamíferas, incluindo o homem.

Recentemente, a cepa H5N1 foi detectad em animais como raposas, pumas, gambás e ursos pretos, na América do Norte. Também infectou, pela primeira vez, mamíferos da região subantártica, matando centenas de leões-marinhos, o que colocou em alerta a Sociedade de Conservação da Vida Selvagem. Agora, em abril, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDCs) dos Estados Unidos informaram que um paciente testou positivo para a versão altamente patogênica da H5N1. A provável fonte de contágio foi uma criação de gado leiteiro no Texas.

Infecções em pessoas ainda são extremamente raras: entre o início de 2003 e 1º de abril de 2024, a OMS registrou 889 casos em seres humanos em 23 países — nunca houve no Brasil. O microbiólogo Jansen de Araújo, coordenador de pesquisas do Laboratório de Vírus Emergentes da Universidade de São Paulo (USP), esclarece que jamais foi observada uma adaptação eficiente na transmissão entre humanos.

Leia mais:

https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2024/04/6840597-nova-cepa-da-gripe-aviaria-se-adapta-para-infectar-mamiferos-alerta-oms.html

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 06 de Maio de 2024