facebook instagram youtube whatsapp

Saúde Sexta-feira, 31 de Outubro de 2025, 11:35 - A | A

Sexta-feira, 31 de Outubro de 2025, 11h:35 - A | A

ALIMENTAÇÃO

Os ultraprocessados que mais prejudicam o cérebro, segundo a ciência

O estudo acompanhou adultos por até sete anos para avaliar como o consumo de ultraprocessados afeta a memória e o raciocínio

Ravenna Alves - Metrópoles
MQF

Os ultraprocessados já são conhecidos por prejudicar a saúde e aumentar o risco de doenças como obesidade e diabetes. Uma pesquisa da Virginia Tech, nos Estados Unidos, aponta que, entre eles, carnes e bebidas industrializadas são os alimentos que mais prejudicam a saúde do cérebro.

O que são ultraprocessados?

  • A classificação divide os alimentos em quatro categorias. A primeira é dos alimentos in natura (frutas, vegetais, carnes grãos cozidos).
  • Em seguida vem os ingredientes culinários (farinha, açúcar, sal, óleo, temperos e fermentos). Depois, os alimentos processados que são produzidos, em geral, com a adição de ingredientes culinários a alimentos in natura. São doces que usam partes de fruta, queijos, pães, etc.
  • Por fim estão os alimentos ultraprocessados. São produtos industrializados com corantes e aditivos artificiais que se afastam do aspecto natural de um alimento e muitas vezes nem usam o ingrediente natural em sua composição. Entre eles, refrigerantes, salgadinhos, gelatinas, etc. Eles são associados a diversos problemas de saúde.

Continue lendo Metrópoles

Comente esta notícia

, 31 de Outubro de 2025