facebook instagram youtube whatsapp

Saúde Sexta-feira, 26 de Janeiro de 2024, 15:53 - A | A

Sexta-feira, 26 de Janeiro de 2024, 15h:53 - A | A

entenda

Pesquisadores indicam troca do sal comum pelo enriquecido com potássio

Pesquisadores pedem que sociedades médicas e formuladores de políticas públicas recomendem a substituição do sal comum pelo enriquecido com potássio para prevenir a hipertensão

Paloma Oliveto/Correio Braziliense
MQF

Mais de 10 milhões de pessoas morrem, todos os anos, vítimas de hipertensão arterial. Vinte por cento desses óbitos poderiam ser evitados se fosse reduzida a ingestão de cloreto de sódio, segundo a organização não governamental de saúde pública Resolve to Save Lives. Em um artigo que será publicado na revista Hypertension, da Associação Norte-Americana de Cardiologia (AHA), um grupo internacional de pesquisadores pede que sociedades médicas e governos adotem como diretriz a sugestão para que se troque o sal de cozinha normal pelo enriquecido com potássio, elemento químico que ajuda a baixar a pressão.

O sal refinado usado comumente na cozinha e no preparo de alimentos ultraprocessados é a combinação principalmente de cloro e sódio, sendo que o último, em excesso, retém líquidos no organismo. Isso sobrecarrega o sistema circulatório, prejudica os rins e contribui para o aumento da pressão sanguínea. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão máxima de 5 gramas do tempero por dia — no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, o consumo é quase o dobro: 9,3 gramas.

Coordenado pelo Instituto George para Saúde Global, uma organização não governamental com foco em saúde pública, o estudo que sairá na Hypertension fez uma revisão de 32 diretrizes para o tratamento da hipertensão. Os autores — médicos e pesquisadores de Estados Unidos, Austrália, Japão, África do Sul e Índia — avaliaram documentos de organizações globais, regionais e nacionais publicados entre 1º de janeiro de 2013 e 21 de julho de 2023.

 

Continue lendo:

https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2024/01/6792620-pesquisadores-indicam-troca-do-sal-comum-pelo-enriquecido-com-potassio-entenda.html

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 13 de Julho de 2024