*O artigo foi escrito por Renata Roma, pesquisadora associada do Laboratório de Conexões Pawsitive, na Universidade de Saskatchewan, no Canadá, e publicado na plataforma The Conversation Brasil.
Muitos donos de cães se perguntam se compartilham semelhanças com seus animais, incluindo características como um temperamento calmo, uma personalidade sociável ou até mesmo um pouco de teimosia. A ideia de que pessoas e cães se assemelham não é apenas uma piada. De fato, alguns pesquisadores já exploraram essa questão.
Como clínica e pesquisadora que vem estudando diferentes aspectos do vínculo humano-animal e trabalha clinicamente com pessoas que sofrem com a perda de um animal de estimação, entendo como esses relacionamentos podem ser significativos. Estou particularmente interessada em como as semelhanças percebidas e as conexões emocionais com os cães podem moldar a qualidade do relacionamento.
Entender o que se sabe até agora sobre as semelhanças entre pessoas e cães pode revelar se as percepções de características físicas e de personalidade semelhantes desempenham um papel na qualidade do relacionamento que os tutores compartilham com seus cães.
Continue lendo Metrópoles