Cuiabá será palco, nos dias 1º e 2 de outubro, do 52º Cinase – Circuito Nacional do Setor Elétrico, considerado o maior evento itinerante do setor elétrico brasileiro. Reconhecido como ponto de encontro de especialistas, pesquisadores e empresários, o congresso técnico terá uma ampla programação voltada para inovação, eficiência energética e sustentabilidade em meio à transição tecnológica do setor.
Com apoio institucional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o evento será realizado no Centro de Eventos Cenarium Rural e deverá reunir mais de 2 mil participantes, entre profissionais da área, empresas, universidades e expositores de diversas regiões do país. A programação inclui palestras, painéis temáticos e uma feira de negócios.
Criado em 2010 pelo grupo editorial “O Setor Elétrico”, o Cinase promove anualmente quatro edições em diferentes capitais. Em Cuiabá, os debates vão explorar temas como mobilidade elétrica, redes inteligentes, energia renovável, armazenamento de energia, eficiência energética e o papel estratégico da energia no agronegócio.
Para Linacis Silva Vogel Lisboa, secretária adjunta de Agronegócios, Crédito e Energia da Sedec, o evento reflete o posicionamento de Mato Grosso como protagonista nacional no agronegócio e a necessidade de integrar produção sustentável e segurança energética.
“O Cinase traz para Cuiabá não apenas debates técnicos de alto nível, mas também oportunidades concretas de conexão entre o setor elétrico, o agronegócio, indústria e turismo. Mato Grosso precisa de energia confiável, limpa e acessível para sustentar seu crescimento produtivo”, afirmou. “O apoio da Sedec ao evento reflete essa visão estratégica: estar no centro dessas discussões significa abrir caminho para inovações que vão transformar a nossa realidade.”
Além de abordar a modernização do sistema elétrico brasileiro, o congresso terá espaço para discutir temas como segurança de instalações elétricas, edificações sustentáveis, qualidade da energia e indústria 4.0 — reforçando a importância da energia como eixo transversal do desenvolvimento econômico.
Mais informações sobre o evento podem ser acessadas em: www.cinase.com.br