facebook instagram youtube whatsapp

Geral Quarta-feira, 04 de Outubro de 2023, 15:41 - A | A

Quarta-feira, 04 de Outubro de 2023, 15h:41 - A | A

feriado nacional

Comércio poderá abrir as portas no dia 12 de outubro, informa CDL Cuiabá

Assessoria
MQF

No dia 12 de outubro, data em que se celebra o Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, diversos estabelecimentos públicos e privados terão ajustes em seus horários de atendimento. Além disso, esta data também marca a comemoração do Dia das Crianças, uma ocasião aguardada pelo comércio como uma das melhores do ano em termos de vendas.
Em sintonia com esta oportunidade, as lojas de Cuiabá e Várzea Grande foram autorizadas a operar, observando as diretrizes estipuladas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) específica para os lojistas. Para as demais cidades é importante verificar suas respectivas legislações locais.
Esta medida visa impulsionar o comércio local e proporcionar aos consumidores uma oportunidade especial para adquirir produtos e presentes.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) ressalta a importância dos estabelecimentos aproveitarem a data para alavancarem as vendas, contudo devem observar cuidadosamente todas as regras da CCT.
“Entre as regras para quem vai abrir está a remuneração das horas de trabalho em dobro, incluídas as comissões das vendas do dia e, o seu pagamento, se dará junto com o fechamento da folha do corrente mês em que se trabalhou”, explicou o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja, reforçando que “o dia 12 de outubro será uma excelente data para os moradores de Cuiabá e Várzea Grande, que terão a oportunidade de desfrutar de um comércio em pleno funcionamento, celebrando não apenas a fé, mas também a alegria das crianças e fomentando a economia local”.

ÓRGÃOS PÚBLICOS
 
Neste dia não haverá expediente nos órgãos públicos estaduais e municipais. Porém, os serviços públicos essenciais, como de saúde e segurança vão funcionar em regime de plantão.  
“Como a data será celebrada em uma quinta-feira, na sexta, dia 13 de outubro, deverá ser ponto facultativo nos órgãos públicos”, explicou Granja.

BANCOS
Nas agências bancárias, segundo o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e do Ramo Financeiro do Estado de Mato Grosso (SEEB-MT), também não haverá atendimento.
A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) informa que as contas de consumo, como de água, energia, telefone e de carnês que tiverem essa data como vencimento, poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado. Os serviços de caixa eletrônico, internet banking, mobile banking e de banco por telefone estarão disponíveis.
 
SHOPPINGS E COMÉRCIO DE RUA
Os shoppings também estão autorizados a funcionar, tanto as lojas quanto as praças de alimentação, desde que os empresários sigam todas as regras estabelecidas pelas suas respectivas CCTs. O horário de funcionamento das praças de alimentação será das 10h às 22h e das lojas das 14h às 20h.
Já o horário do comércio de rua, é facultativo a abertura durante todo o dia, porém a maioria deve abrir somente no período matutino.

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 29 de Maio de 2024