facebook instagram youtube whatsapp

Geral Sexta-feira, 27 de Outubro de 2023, 11:28 - A | A

Sexta-feira, 27 de Outubro de 2023, 11h:28 - A | A

mt no mundo

Governo de MT publica editais para seleção de estudantes e professores para intercâmbio em 2024

A exemplo da edição anterior, o destino será a Inglaterra e terá duração de três semanas

Assessoria
MQF

O Governo de Mato Grosso publicou, no Diário Oficial desta sexta-feira (27.10), os critérios de seleção de estudantes e professores da Rede Estadual de Ensino para a 2º edição do programa de intercâmbio Mato Grosso no Mundo, para a edição de 2024.

O objetivo do programa é incentivar o aprimoramento da formação acadêmica e profissional, permitindo aos estudantes e professores uma experiência de estudo e imersão cultural na Língua Inglesa, para proficiência de suas habilidades e competências de interculturalidade.

A exemplo da edição anterior, em 2024 os selecionados também irão para Inglaterra, onde o programa tem duração de três semanas e será realizado em data ainda a ser definida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). 

Serão selecionados 100 estudantes, que serão divididos em dois grupos, com critérios de seleção distintos, de acordo com o edital. Do total de participantes, 50 serão selecionados obedecendo a disponibilidade de vagas entre as 14 Diretorias Regionais de Educação (DREs) das quais os estudantes fizeram parte no ano letivo de 2023.

“Todo estudante do Ensino Médio da rede pública estadual está concorrendo, desde que tenha sido estudante do 9º ano do Ensino Fundamental ou de qualquer ano do Ensino Médio. Contudo, aqueles que já foram contemplados na 1ª edição do program não irão concorrer novamente, para garantirmos que os demais estudantes também tenham essa grande oportunidade”, explica o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

O programa ainda prevê outros requisitos, como ter, no mínimo, quatro certificados na plataforma Mais Inglês MT emitidos no ano letivo de 2023, que equivalem à conclusão de pelo menos quatro níveis do curso de Inglês Geral da plataforma. Já os estudantes das escolas indígenas deverão ter, no mínimo, dois certificados na plataforma Mais Inglês MT emitidos em 2023,  além de outros requisitos previstos no edital.

“São detalhes importantes que todos devem observar e procurar cumpri-los durante o ano letivo”, completa o secretário.

Para os professores, serão ofertadas 14 vagas para os que lecionam Língua Inglesa dos 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio de 2023, o que corresponde a uma vaga por DRE. Profissionais que tenham sido contemplados na 1ª edição, seja como professores ou monitores, não poderão ser selecionados para a edição de 2024.

Para os educadores, alguns critérios para a classificação envolvem: ter habilitação em Língua Inglesa, que o professor esteja atribuído em sala de aula, que esteja inscrito na Plataforma Mais Inglês MT, ter exame de proficiência TOEIC ou certificado emitido pela plataforma EF Education First, entre outros requisitos descritos no edital.

O secretário de Educação ressalta que a participação de professor interino será permitida em apenas um caso: na hipótese de não haver preenchimento de vagas nas DREs por professor que não tenha cumprido os requisitos estabelecidos. “Mesmo assim, para que se enquadre, o professor interino deverá satisfazer os mesmos critérios estipulados aos professores do quadro de carreira”.

Todas as vagas disponibilizadas serão preenchidas desde que haja estudantes e professores classificados em conformidade aos critérios estabelecidos pelos editais. 

As despesas relativas ao deslocamento para a emissão e retirada dos passaportes, certificado internacional de vacinação, eventuais reuniões de orientação agendadas pela Seduc-MT, bem como embarques e desembarques, além das demais despesas do intercâmbio serão custeadas pelo Governo de Mato Grosso.

Confira AQUI os editais n° 022 e 023/SEDUC/2023 do programa de intercâmbio MT no Mundo.

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 19 de Maio de 2024