facebook instagram youtube whatsapp

Política Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2026, 09:27 - A | A

Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2026, 09h:27 - A | A

defesa do agronegócio

ALMT abre tribuna à Aprosoja e reforça atuação estratégica na defesa do agronegócio

Presidente Max Russi destacou união política contra a moratória da soja durante sessão extraordinária do Parlamento estadual

MQF
Da Redação

Durante sessão extraordinária realizada na última quarta-feira (14), o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), abriu a tribuna do Parlamento para a manifestação do presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Lucas Costa Bebber. A iniciativa reforçou o posicionamento dos deputados estaduais contrários à moratória da soja e evidenciou o papel estratégico da ALMT na defesa do setor produtivo.

A manifestação ocorreu no contexto da tramitação do projeto de lei de autoria do deputado Gilberto Cattani (PL), que contou com a assinatura e coautoria de outros 12 parlamentares, consolidando apoio expressivo da Casa ao tema.

“Quando um setor produtivo como o de Mato Grosso assume uma luta que ultrapassa as fronteiras do Estado e alcança todo o Brasil e o mundo, e conta com o apoio de toda a força política, como a Assembleia Legislativa e as bancadas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, essa união se transforma em uma força inesgotável”, afirmou Lucas Bebber.

A moratória da soja é um acordo setorial de adesão voluntária que impede grandes empresas de adquirirem soja cultivada em áreas desmatadas ilegalmente na Amazônia, com base em monitoramento por satélite e dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Representantes do setor produtivo, no entanto, defendem que a produção agrícola em Mato Grosso já segue rigoroso arcabouço ambiental e que a preservação é condição essencial para a sustentabilidade da atividade.

O presidente da ALMT, Max Russi, destacou o protagonismo do Parlamento estadual na articulação política em defesa do agro.
“Fomos a Brasília junto com a Aprosoja-MT e conseguimos uma vitória importante para Mato Grosso. Isso fortalece o agronegócio e o setor produtivo em nosso Estado”, afirmou.

Em seu discurso, Lucas Bebber agradeceu o apoio dos deputados estaduais e ressaltou a importância do trabalho conjunto em defesa da segurança jurídica e da valorização dos produtores rurais.
“Ocupo esta tribuna em nome da Aprosoja-MT e dos milhares de produtores rurais que representamos para agradecer a escuta ativa e a sensibilidade desta Casa. Essa foi uma construção de várias mãos”, disse.

O presidente da Aprosoja também citou nominalmente parlamentares estaduais, senadores, deputados federais, prefeitos e instituições que, segundo ele, tiveram papel decisivo no enfrentamento do tema. Entre eles, destacou os senadores Jayme Campos (União), Wellington Fagundes (PL) e o suplente em exercício José Lacerda (PSD), além do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), e do governador Mauro Mendes.

Lucas Bebber ainda ressaltou a atuação do Tribunal de Contas do Estado e fez menção especial ao deputado Gilberto Cattani.
“Faço um destaque especial ao deputado Gilberto Cattani, que teve coragem para sustentar essa tese, enfrentou ataques e se manteve firme, explicando com clareza o propósito da lei”, afirmou.

Ao final, o presidente da Aprosoja-MT destacou que o debate fortaleceu o Estado e reafirmou o protagonismo da Assembleia Legislativa.
“Produzir com responsabilidade socioambiental é um compromisso constitucional. Abusos econômicos camuflados de verde ainda serão tentados, mas hoje temos a certeza de que esta Casa de Leis estará ao lado de Mato Grosso, do Brasil e de sua gente”, concluiu.

  >> ACESSE NOSSO CANAL DO WHATSAPP <<  

Comente esta notícia

, 16 de Janeiro de 2026