facebook instagram youtube whatsapp

Política Terça-feira, 05 de Dezembro de 2023, 16:31 - A | A

Terça-feira, 05 de Dezembro de 2023, 16h:31 - A | A

primeiro mandato

Coronel Fernanda é uma das cinco parlamentares mais atuantes na Câmara Federal

Assessoria
MQF

Deputada federal de primeiro mandato, a Coronel Fernanda (PL) é uma das cinco mais atuantes na Câmara dos Deputados. As informações são do Índice Legisla, lançado em novembro pela Organização Não Governamental (ONG) Legisla Brasil, ao jornal Correio Braziliense. Além da parlamentar de Mato Grosso, também se destacam: Érika Kokay (PT-DF), Julia Zanatta (PL-SC), Sâmia Bomfim (PSol-SP) e Laura Carneiro (PSD-RJ).

O índice é uma ferramenta on-line gratuita que avalia o trabalho dos políticos de maneira quantitativa, sem viés ideológico, baseado em quatro eixos: legislativo, fiscalização, mobilização e alinhamento partidário. O índice usa dados da própria Câmara e gera um ranking de quem vem trabalhando mais, quem é mais produtivo, e quem pode melhorar a sua atuação.

Segundo a ONG, os mandatos femininos têm o melhor desempenho no primeiro ano da nova legislatura, apesar de serem minoria na Casa. As mulheres são 18% dos 513 deputados federais, mas representam 25% dos mais bem avaliados pelo índice. A média da Câmara, numa escala de 0 a 10 em produtividade, é de 3.6, enquanto a média das mulheres é de 4.1.

A fundadora e diretora-executiva da Legisla Brasil, Luciana Elmais, explicou que as mulheres têm se destacado mais neste primeiro ano do mandato, mesmo enfrentando diversas barreiras na política institucional. Além disso, destacou o avanço da última legislatura para essa com o aumento da participação feminina de 10% para 18%, mas que ainda é insuficiente para garantir a representatividade das mulheres na sociedade.

“A gente só vai conseguir realmente ter a democracia que quiser se tiver todos os tipos de pessoas representadas nos espaços de poder, principalmente no Legislativo. Isso está muito longe da realidade. Estamos falando de 18% de mulheres na Câmara, e esse dado é muito triste se pensarmos que somos mais de 50% da população”.

A Coronel Fernanda, que é militar e bacharel em Direito, tem se dedicado na Câmara a defender pautas relacionadas à saúde, à segurança pública, à agricultura familiar e aos direitos das mulheres.

“Estou muito honrada em ser reconhecida pelo trabalho que eu e minha equipe temos desempenhado com dedicação e responsabilidade pelos brasileiros, especialmente pela população de Mato Grosso, aqui na Câmara. É muito importante iniciativas que valorizem as mulheres na política e de incentivar mais candidaturas femininas. Temos muito a contribuir para o desenvolvimento do país e para a melhoria da qualidade de vida da população”.

Legisla Brasil

A Legisla é uma ONG com seis anos de criação que tem a missão de promover práticas mais efetivas e inclusivas dentro de gabinetes parlamentares, dentro de partidos políticos. A entidade dispõe de estudos, publicações, ferramentas de dados e evidências para ajudar a aprimorar o debate político. Além disso, oferece consultorias para partidos e gabinetes que queiram melhorar a sua atuação.

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 17 de Junho de 2024