O prefeito Abilio Brunini e o secretário municipal de Planejamento Estratégico, Murilo Bianchini, assinaram na manhã desta segunda-feira (24) um protocolo de intenções com o Governo do Estado para aprimorar a gestão municipal. A parceria permitirá que Cuiabá tenha acesso a informações e boas práticas do Estado sobre execução de políticas públicas, convênios, termos de cooperação e outros processos relacionados à administração pública.
A assinatura ocorreu no Auditório Clóves Vettorato, no Palácio Paiaguás, durante o “Workshop – Boas Práticas”, realizado pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan). O evento contou com a presença de secretários municipais, contadores e procuradores da Prefeitura.
O prefeito Abilio Brunini agradeceu o apoio do secretário estadual de Planejamento, Basilio Bezerra Guimarães dos Santos, e destacou a importância do intercâmbio técnico para fortalecer a gestão.
“Reconheço que precisamos aprender muito. Queremos trazer a inteligência artificial para dentro da administração, possibilitar a verificação em tempo real dos gastos de cada secretaria e acompanhar o custo de cada unidade de saúde. Nossas decisões devem ser baseadas em eficiência, transparência e segurança jurídica”, afirmou.
O secretário municipal de Planejamento Estratégico, Murilo Bianchini, ressaltou o interesse da Prefeitura em adotar o Sistema de Registro de Entregas e Parcerias, o Entregas MT. Criado em 2019, o sistema foi desenvolvido para organizar informações sobre registros de entregas, convênios e parcerias dos órgãos estaduais, garantindo monitoramento contínuo e melhoria da prestação de serviços públicos.
“Os planos de trabalho são bem monitorados pelo Estado. São indicadores que desejamos implantar em Cuiabá para manter o prefeito informado sobre as atividades e a execução orçamentária de cada secretaria. Queremos incorporar boas ideias e construir uma gestão inovadora e orientada a resultados”, destacou Bianchini.
Economia e eficiência
Durante o evento, o secretário estadual Basilio Bezerra apresentou exemplos de medidas simples que resultaram em economia significativa aos cofres públicos. Ele citou que a frota de veículos do Estado passou a ser abastecida exclusivamente com metanol, gerando economia de R$ 8 milhões — valor suficiente para construir uma nova creche.



