facebook instagram youtube whatsapp

Política Segunda-feira, 27 de Novembro de 2023, 14:03 - A | A

Segunda-feira, 27 de Novembro de 2023, 14h:03 - A | A

valor das tarifas

Jayme Campos critica carência na oferta de energia em Mato Grosso

Assessoria
MQF

O senador Jayme Campos cobrou da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) mais transparência quanto à explicação da composição de preços das tarifas energéticas no país e afirmou estranhar o fato de Mato Grosso ser exportador de energia elétrica e enfrentar escassez no fornecimento em diversas regiões. O pronunciamento foi feito nesta última terça-feira (15), durante reunião da Comissão de Infraestrutura do Senado. 

“É surreal o que acontece, porque dizem que há excesso de energia no Brasil, mas o que me causa estranheza é que as tarifas também não param de aumentar”, apontou. Para Jayme, é “lamentável que ninguém saiba como é feita a composição de preços no país”. “Já tivemos aqui a participação de algumas autoridades da ANEEL, mas é muito pouco esclarecedor, deixam muitas dúvidas no ar”, afirmou. 

Sobre o caso de Mato Grosso, Jayme criticou o fato de o estado ser exportador de energia, mas sofrer com a falta de oferta em diversas regiões. “O setor elétrico já é deficiente e não atende a população, sobretudo do campo, além disso, há cidades que querem instalar indústrias mas sofrem com a falta de oferta de energia”, disse. Ele exemplificou o recente caso de Várzea Grande. 

“Há poucos dias atrás uma grande indústria alimentícia instalada em Várzea Grande demonstrou interesse em ampliar sua produção e demandou 5 MW, mas não havia essa energia disponível, ou seja, é um contraditório mal explicado que nos exige esclarecer a situação e colocar um ponto final em tudo o que está acontecendo no setor elétrico”, disse. 

O discurso de Jayme ocorreu durante a votação do PL 4239/21, do senador Esperidião Amin, que impõe à ANEEL explicação periódica e em linguagem acessível à população das variações no valor das tarifas de energia.

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 19 de Maio de 2024