Foto por: Assessoria/Sedec

A Sedec e a Agência Invest MT abriram tratativas com a Latam para viabilizar um voo internacional direto entre Cuiabá e o Peru
Foto por: Assessoria/Sedec
A Sedec e a Agência Invest MT abriram tratativas com a Latam para viabilizar um voo internacional direto entre Cuiabá e o Peru
A participação de Mato Grosso na Expoalimentaria 2025, realizada em Lima, no Peru, reforçou a estratégia do governo estadual de internacionalização da produção agropecuária e abertura de novos mercados consumidores. Durante o evento, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e a Agência Invest MT iniciaram tratativas com a companhia aérea Latam para viabilizar um voo internacional direto entre Cuiabá e Lima, com possibilidade de escalas em Rio Branco e Porto Velho.
“Precisamos fazer essa conexão aérea com o Peru e os estados da Amazônia, com voo saindo de Lima, fazendo uma escala em Rio Branco, Porto Velho e em Cuiabá, e de Cuiabá para o mundo. Podemos trabalhar em conjunto, complementando as potencialidades de cada estado e buscar mercados internacionais, como estamos buscando no Peru e na Bolívia”, afirmou o secretário César Miranda.
O presidente da Agência Invest MT, Mirael Praeiro, avaliou positivamente a aproximação com a Latam, destacando que a empresa estuda ampliar rotas com novas aeronaves adquiridas da Embraer. “O secretário César Miranda está determinado a conseguir esse voo e estamos apoiando-o nessa empreitada”, pontuou. A comitiva também manteve diálogo com a companhia aérea Sky, ampliando o debate sobre conectividade internacional.
Entre os dias 24 e 26 de setembro, empresas mato-grossenses como Mika, ThreePaes, Nutribras, Coopernova e o Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac) apresentaram seus produtos na feira, que é referência no setor alimentício da América do Sul. A missão incluiu rodadas de negócios, visitas técnicas e participação no Meeting Brasil-Peru, além de visita estratégica ao Porto de Chancay, futuro hub logístico com potencial de integrar rotas comerciais entre América do Sul e Ásia.
Na quinta-feira (25), integrantes da Sedec, Invest MT, Imac e Nutribras participaram de um jantar com o adido agrícola do Brasil no Peru, Warley Campos, e empresários locais. O encontro foi voltado à valorização da carne bovina e suína de Mato Grosso e ao fortalecimento da imagem do estado como fornecedor seguro, competitivo e de alta qualidade.
“Essa participação mostra que Mato Grosso está preparado para competir de igual para igual com os grandes players globais. Estamos prospectando novos mercados, abrindo portas para nossas empresas e buscando ampliar a logística internacional, o que vai beneficiar toda a nossa cadeia produtiva”, ressaltou o secretário César Miranda.
A ação integra uma articulação conjunta entre o Governo do Estado, a Agência Invest MT, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Fundação Uniselva, o Sebrae e o setor privado, em uma estratégia de longo prazo para aumentar a presença mato-grossense no comércio internacional.