facebook instagram youtube whatsapp

Política Quinta-feira, 09 de Novembro de 2023, 14:56 - A | A

Quinta-feira, 09 de Novembro de 2023, 14h:56 - A | A

na china

Prefeito de Haikou defende ampliar cooperação e abertura de mercado para empresas

Segundo o prefeito, o encontro com o governador Mauro Medes foi fundamental para estreitar relações

Assessoria
MQF

Em reunião com a comitiva do Governo de Mato Grosso, na China, o prefeito de Haikou, Ding Hui, defendeu a abertura do mercado para as empresas mato-grossenses, dentro da Zona de Processamentos.

Segundo o prefeito, o encontro com o governador Mauro Medes foi fundamental para estreitar relações e, principalmente, “para divulgar o que Haikou e Mato Grosso podem fazer juntos”.

“Estamos completando 30 anos de cooperação entre Brasil e China e a visita não poderia ser em uma hora mais oportuna. Agora podemos ampliar a cooperação e abrir os mercados para as empresas brasileiras”, destacou Ding Hui.

Para Mauro Mendes, o Brasil e Mato Grosso precisam acompanhar o crescimento chinês, com seus mercados e abrangência.

“Somos o maior produtor de soja, milho, carne, gergelim, etanol de milho, entre outros. Sabemos produzir e fazemos isso muito bem feito. E do outro lado está a China, com sua potência tecnológica”, ressaltou Mauro Mendes.

Sinomach

Durante a tarde desta quinta-feira (09.11), o governador e comitiva também visitaram a sede da Sinomach, em Haikou. 

A empresa, que é uma estatal chinesa, é uma das maiores no mercado responsável pela produção de tratores, construção civil e tecnologia. Na visita, representantes da empresa demonstraram interesse em fazer cooperação com Mato Grosso, principalmente, nos setores de tecnologia, inovação e comércio exterior.

Zona de Processamento

O governador e a comitiva também visitaram a Zona de Processamento de Exportação de Haikou, com o objetivo de estreitar relações, já que Mato Grosso está na fase final de conclusão da obra da Zona de Processamento de Exportação, localizada em Cáceres.

Comitiva

A reunião foi acompanhada pela primeira-dama Virginia Mendes, a filha do casal, Ana Mendes, os secretários César Miranda (Desenvolvimento Econômico), Rogério Gallo (Fazenda), Laice Souza (Comunicação) e César Roveri (Segurança Pública), a assessora internacional Rita Chiletto e o ajudante de ordens Ricardo Mendes.

Os deputados estaduais Beto Dois a Um e Diego Guimarães, além de entidades como a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Associação de Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Associação de Criadores de Suínos (Acrismat), Associação de Produtores de Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes (Aprofir), Associação de Produtores de Sementes (Aprosmat), Famato, e Sebrae também compõem a comitiva.

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 25 de Maio de 2024