facebook instagram youtube whatsapp

Política Quinta-feira, 21 de Setembro de 2023, 09:30 - A | A

Quinta-feira, 21 de Setembro de 2023, 09h:30 - A | A

tramita na Câmara

Projeto de Lei prevê atendimento psicológico durante parto e pós-parto em Cuiabá

Assessoria
MQF

A gestação e o puerpério são considerados períodos delicados na vida da mulher. Portanto, tornou-se importante o acompanhamento psicológico durante a gestação e o pós-parto. Um projeto de lei, de autoria da vereadora Michelly Alencar (União), está em tramitação na Câmara de Cuiabá, com o objetivo de autorizar a presença de psicólogos obstetras durante o trabalho de parto, parto e pós-parto em maternidades e hospitais da cidade.

Caso o texto seja aprovado, a mulher terá o direito de contratar esse profissional, e o estabelecimento, por sua vez, deverá permitir a sua presença, mesmo que ele não tenha vínculos empregatícios com o local.

Para debater esse assunto, a médica ginecologista obstetra Juliana Danielle Costa Oliveira Abrão usou a tribuna da sessão ordinária da última terça-feira (19), a convite da vereadora Michelly Alencar.

A médica ressaltou a satisfação em poder contribuir e a necessidade de garantir que as mulheres tenham acesso a esse profissional. Ela também destacou que a gestação envolve muita complexidade emocional.

“A gravidez pode estar inserida em diferentes contextos familiares, sociais e financeiros, e o psicólogo desempenha um papel fundamental para que mais mulheres possam ter experiências positivas e uma jornada mais tranquila na maternidade," pontuou a especialista.

Ao falar sobre o projeto, Michelly Alencar reforçou a importância de cuidar do bem-estar psicológico das mães, desde o pré-parto até o pós-parto."O período pós-parto é quando muitas mães enfrentam a depressão pós-parto, o que pode afetar toda a família e a saúde emocional da criança. Com relação a isso, desenvolvemos o projeto," explicou Michelly.

A vereadora vê de forma positiva o projeto e conta com o apoio dos vereadores presentes no plenário.“A presença da Dra. Juliana fez toda a diferença. Eu acredito que é importante para nós trazermos profissionais que possam realmente enriquecer o projeto com informações relevantes e destacar sua importância", finalizou a parlamentar.

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 19 de Maio de 2024