Com mais de 40 anos de atuação como ativista da causa animal, o vereador Sargento Vidal (MDB) utilizou a tribuna durante a sessão ordinária desta quinta-feira (09) para fazer um apelo por doações de ração aos mais de 20 mil pets (cães e gatos) resgatados no Rio Grande do Sul, conforme o último levantamento divulgado pelo governo gaúcho.
No dia 29 de abril, o Estado foi atingido por uma catástrofe climática que resultou em números alarmantes: mais de 100 mortos, 1,4 milhões de pessoas impactadas e mais 85% dos municípios afetados. Diante desse cenário devastador, uma grande mobilização nacional e internacional foi iniciada para auxiliar as famílias atingidas, por meio do envio de insumos.
Sensibilizado com a situação dos animais nos locais afetados, que estão sendo abrigados por voluntários, o vereador enfatizou a importância do envio de ração também. "Peço a todos que tragam alimentos e rações para esta casa legislativa, a fim de que possamos encaminhá-los aos nossos queridos animais que tanto necessitam e seus familiares também. Aqueles que não puderem vir até aqui, podem recorrer aos pontos de coleta mais próximos. Esta ação fará uma grande diferença na vida dos nossos pets e amigos vizinhos", ressaltou.
Recentemente, Vidal apresentou o projeto de lei nº 231/2023 que prevê repasses financeiros por parte da Prefeitura de Cuiabá às Organizações Não Governamentais (ONGs) que atuam em defesa da causa animal e no combate à dependência química. Essa medida visa fornecer suporte para que essas instituições continuem desempenhando suas atividades em benefício da população.
A proposta foi apreciada pela Câmara com 16 votos pela derrubada do parecer contrário da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Sendo assim, continua tramitando no legislativo. Em seguida, avança para a Comissão de Transporte, Meio Ambiente, Urbanismo e Causa Animal (Cetumada), onde será votada em plenário e, caso seja aprovada, encaminhada para o Executivo Municipal.
Principais pontos de arrecadação
Nesta terça-feira (07), a Câmara Municipal de Cuiabá anunciou que também será parceira do Rio Grande do Sul. Desta forma, transformou-se em mais um local de recebimento de donativos. A exemplo: calçados, vestuários, roupas de cama, cobertores, ração, alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, entre outros.
Na Prefeitura de Cuiabá, o ponto de coleta está instalado na Secretaria Municipal da Mulher. Lá podem ser deixados produtos de limpeza, higiene pessoal e alimentos não perecíveis.
Já no Centro de Tradições Gaúchas Velha Querência (CTG), materiais como: água, alimentos não perecíveis, leite, fraldas, roupas, agasalhos, ração para cães e gatos e produtos de higiene.
Por fim, a Assembleia Legislativa (ALMT), via Superintendência de Integração, Cidadania e Cultura (Assembleia Social), que está recolhendo água mineral, cobertores, produtos de higiene pessoal, alimentos não perecíveis, roupas e calçados em boa qualidade, bem como, ração para animais domésticos.
"Temos como bandeira principal a causa anima. Porém, o nosso compromisso é com todos aqueles que necessitam do Poder Público, sem distinção. Desejamos força ao Rio Grande do Sul. Contem conosco", concluiu Sargento Vidal.