facebook instagram youtube whatsapp

Política Terça-feira, 14 de Novembro de 2023, 12:45 - A | A

Terça-feira, 14 de Novembro de 2023, 12h:45 - A | A

Posicionamento

Thiago defende democratização ao acesso às escolas cívico-militares

Assessoria
MQF

O presidente da Comissão de Educação da Assembleia, deputado Thiago Silva (MDB), emitiu parecer favorável para aprovação do projeto de lei 1821/2023 que institui as Escolas Cívico-Militares em Mato Grosso. A matéria foi já aprovada em primeira votação no parlamento.   

“Queremos democratizar o acesso às escolas cívico-militares, e a nossa meta junto ao Governo é viabilizar a ampliação de 26 unidades para 50, até o final da gestão. Esse modelo educacional tem garantido excelentes notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, além de possuir uma rigorosa disciplina que favorece a aprendizagem dos estudantes”, disse o deputado Thiago. A Secretaria Estadual de Educação esclareceu que a rede de professores e a parte pedagógica, é igual a de uma escola regular. E com este novo modelo de escola cívico-militar, não terá mais necessidade de se fazer um processo seletivo, aumentando as vagas para as famílias que tenham interesse em matricular seus filhos.     

O objetivo do projeto é garantir a gestão compartilhada entre os servidores da educação e os policiais e bombeiros militares nas escolas que serão implantadas em Mato Grosso. “Muitas cidades não possuem militares à disposição para atuarem na diretoria das escolas, e com este novo projeto os civis também poderão colaborar na direção, ampliando a possibilidade de abertura de novas unidades, que estão sendo solicitadas em diversas cidades do Estado”, reforçou o deputado Thiago.     

O projeto de lei deverá ir para a segunda votação para apreciação dos 24 deputados estaduais, hoje (14), em sessão parlamentar na Assembleia Legislativa.

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 19 de Maio de 2024