facebook instagram youtube whatsapp

Economia Sexta-feira, 26 de Janeiro de 2024, 16:25 - A | A

Sexta-feira, 26 de Janeiro de 2024, 16h:25 - A | A

ENERGIA

Brasil perde investimentos em petróleo e gás

Afirmação é do diretor executivo de Exploração e Produção do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Julio Moreira

Correio Braziliense
MQF

Apesar dos bons resultados da indústria do petróleo no Brasil em 2023, quando a produção local chegou a bater 4,7 milhões de barris por dia, o País já não atrai mais os grandes investimentos em exploração no mundo. A afirmação é do diretor executivo de Exploração e Produção do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Julio Moreira.

 

Como motivo para essa mudança de ares entre as multinacionais do petróleo, Moreira cita a sequência de novos impostos e taxas sobre a atividade local, que se somam ao aparecimento de descobertas relevantes em outros países.

"O mundo vem apresentando algumas outras opções para os investidores, com alguns lugares entregando resultados expressivos. São os casos de Guiana, Suriname e Namíbia", diz Moreira.

Segundo o executivo, hoje, o gestor de portfólio das grandes empresas, "que está sentado em Copenhague, Houston ou Londres", abre o mapa do mundo e, antes de tomar a decisão de investimento, considera os seguintes aspectos: segurança jurídica, volume tributário, estabilidade de regras, segurança do trabalho e, cada vez mais, o nível de emissões das operações. Se o Brasil tem se destacado nos dois últimos critérios, tem pecado de forma crescente nos primeiros, afirma.

"No início de 2023 teve o imposto de exportação, depois a reforma tributária sinalizou com a ameaça do imposto seletivo. E, no fim do ano, o governo do Rio de Janeiro voltou à tecla da taxa de fiscalização, sancionada em lei", diz Moreira.

 

Continue lendo:

https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2024/01/6793167-brasil-perde-investimentos-em-petroleo-e-gas.html

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 22 de Julho de 2024