facebook instagram youtube whatsapp

Economia Sexta-feira, 20 de Setembro de 2024, 15:56 - A | A

Sexta-feira, 20 de Setembro de 2024, 15h:56 - A | A

HORÁRIO DE VERÃO

Definição sobre retorno do horário de verão sairá em breve

ONS faz recomendação para volta do adiantamento dos relógios e governo vai reavaliar cenário nos próximos 10 dias

Raphael Pati /Correio Braziliense
MQF

Devido ao agravamento da estiagem no país, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendou, ontem, a volta da adoção do horário de verão. No entanto, o governo federal ainda pretende avaliar o cenário nos próximos 10 dias, de acordo com o ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira.

Se a medida for adotada, ela poderá valer ainda neste ano e não necessariamente em todo o verão. As declarações do ministro foram dadas, ontem, após a reunião do ONS, em que foi aprovado um indicativo de que é prudente adotar o horário de verão. A entidade enviou um documento ao Ministério de Minas e Energia (MME) no qual recomendou a volta do adiantamento em uma hora do horário normal a partir do ano de 2025, a fim de desestressar o sistema elétrico nos horários de pico.

De acordo com o cálculo feito pela entidade sem fins lucrativos, o Brasil pode ter uma economia em torno de R$ 400 milhões, caso o horário de verão retorne a partir do próximo ano. Esse valor considera a redução no acionamento das usinas termelétricas e a maior participação do abastecimento solar nas residências e estabelecimentos comerciais, além de indústrias, iluminação pública e outros exemplos.

Leia mais

https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2024/09/6946528-definicao-sobre-retorno-do-horario-de-verao-saira-em-breve.html

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 11 de Outubro de 2024