A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) abriu as inscrições para as palestras que integram a programação do 1º Prêmio de Jornalismo – Troféu Parlamento, que serão realizadas no dia 29 de janeiro, durante a cerimônia oficial de entrega da premiação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 23 de janeiro.
As palestras acontecerão no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, às 19h, e contarão com a participação de dois nomes de destaque nacional da comunicação: o jornalista Fernando Mitre e o consultor de marketing político Marcelo Vitorino. O evento é destinado a profissionais e estudantes universitários da área de Comunicação.
Os interessados podem se inscrever diretamente no portal da Assembleia Legislativa (al.mt.gov.br) para garantir vaga e certificado de participação.
Para o secretário de Comunicação Social da ALMT, coronel Henrique Santos, a iniciativa fortalece o papel da imprensa no fortalecimento da democracia. “É uma oportunidade única para profissionais e estudantes se atualizarem, trocarem experiências e se prepararem para cobrir momentos importantes da vida democrática, sempre com ética, responsabilidade e compromisso com a verdade”, destacou.
Autor do livro Nos Bastidores da Tevê – Debate na Veia, Fernando Mitre ministrará a palestra “A missão do jornalismo na cobertura ética de uma eleição”, abordando os desafios da atuação jornalística em períodos eleitorais, a polarização política e o enfrentamento à desinformação. “Vamos analisar lições e experiências de mais de 50 eleições e debates eleitorais, considerando a evolução tecnológica, as mudanças no sistema de comunicação e os novos desafios que se apresentam”, afirmou o jornalista.
Já o consultor Marcelo Vitorino apresentará a palestra “A inteligência artificial como aliada da comunicação”, com foco no uso prático de ferramentas de IA no cotidiano profissional. “A proposta é mostrar como a inteligência artificial pode auxiliar na pesquisa, na apuração de dados, na organização de tarefas e na produção de conteúdos”, explicou.
O secretário de Comunicação Social da ALMT ressaltou ainda que as palestras antecedem a revelação dos vencedores do prêmio, que integra a programação especial dos 190 anos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. “É o reconhecimento de quem informa, esclarece e ajuda a população a compreender melhor a política e a sociedade. Valorizar o jornalismo é investir em conhecimento, diálogo e cidadania”, afirmou.
Durante reunião com a equipe, nesta segunda-feira (12), o secretário-adjunto de Comunicação da ALMT, jornalista José Marques, reforçou a importância da participação dos profissionais. “É fundamental que os interessados fiquem atentos ao prazo de inscrição. O prêmio nasce com a proposta de valorizar todos os comunicadores que atuam na construção da informação em Mato Grosso, incluindo os universitários”, destacou.
Sobre o prêmio
O Prêmio de Jornalismo – Troféu Parlamento tem como objetivo reconhecer talentos, valorizar o jornalismo regional e destacar a relevância das contribuições da imprensa para a sociedade mato-grossense, por meio da divulgação de temas debatidos em sessões plenárias, comissões permanentes e temporárias, audiências públicas e ações do Poder Legislativo estadual.
O 1º Prêmio de Jornalismo da ALMT recebeu 293 inscrições de trabalhos de profissionais de comunicação de todo o estado. Durante a cerimônia, serão premiados os trabalhos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares. O vencedor do 1º lugar receberá prêmio no valor de R$ 20 mil, além de troféu e certificado de reconhecimento.


