facebook instagram youtube whatsapp

Geral Segunda-feira, 30 de Outubro de 2023, 15:59 - A | A

Segunda-feira, 30 de Outubro de 2023, 15h:59 - A | A

feriado de finados

Comércio de Cuiabá e Várzea Grande fecha nesta quinta-feira (02)

Convenção Coletiva de Trabalho proíbe a convocação do funcionário na data

Assessoria
MQF

O comércio varejista de Cuiabá e Várzea Grande estará fechado nesta quinta-feira, 2 de novembro, em virtude do feriado nacional do Dia de Finados. A decisão de manter os estabelecimentos comerciais fechados na data segue a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) firmada entre os sindicatos patronais e laborais, que proíbe a convocação de funcionários para o trabalho neste feriado. Além do Dia de Finados, a CCT estabelece outras quatro datas em que o comércio varejista também não funcionará: Natal (25 de dezembro), Confraternização Universal (1º de janeiro), Sexta-feira Santa e Dia do Trabalhador (1º de maio).

No entanto, segundo o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACCuiabá), Jonas Alves, os supermercados e farmácias poderão operar, desde que concedam aos funcionários folga compensatória ou remunerem as horas trabalhadas em dobro.

Sobre o funcionamento dos shoppings em Cuiabá e Várzea Grande, o presidente da ACCuiabá, Jonas Alves, informou que os restaurantes situados nesses locais poderão abrir às 10h, encerrando suas atividades às 22h, em conformidade com a legislação federal.

“As operações de alimentação e outras atividades essenciais, como de postos de combustíveis, seguem outras regras. Essa autorização visa aprimorar a gestão das atividades comerciais, beneficiando tanto os empresários quanto os trabalhadores do setor”, pontuou.

Bancos

De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), as agências ficarão fechadas no feriado, mas reabrem na sexta-feira (03.11). Os meios eletrônicos, como internet banking, aplicativos e caixas eletrônicos são alternativas e podem ser utilizadas para pagamento de contas, checagem de saldo, extrato e transferências.

Órgãos públicos estaduais e municipais não terão expediente na data e os serviços considerados essenciais, como saúde e segurança, atuarão em regime de plantão.

Comente esta notícia

, 02 de Dezembro de 2024