O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) iniciou os estudos para implementar as alterações no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), determinadas pela Resolução nº 1.020/2025 e pela Medida Provisória nº 1.327/2025, publicadas pelo Governo Federal na terça-feira (9.12).
Segundo o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, as mudanças serão implantadas de maneira planejada, gradativa e no menor prazo possível, sempre priorizando a segurança viária e a qualidade dos serviços prestados ao cidadão.
“Estamos avaliando como colocar em prática as novas medidas com foco na manutenção da segurança no trânsito, na eficiência da prestação de serviços e na prevenção de eventuais transtornos à população. Todas as mudanças seguirão estritamente as diretrizes legais e o compromisso permanente com a proteção da vida”, afirmou.
Vasconcelos ressaltou que as atualizações exigem um processo estruturado de adaptação, que envolve o alinhamento entre o Detran-MT e todos os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito. Isso inclui ajustes técnicos, operacionais, sistêmicos e de interoperabilidade, além da revisão de fluxos internos.
“Hoje contamos com cerca de 50 leis regulamentando o Código de Trânsito e mais de mil resoluções que foram alteradas em algum ponto. É uma mudança estrutural significativa, que requer articulação com todos os envolvidos na formação de condutores. As novas normas impactam toda a estrutura e o fluxo do processo de habilitação no país”, reforçou.





