facebook instagram youtube whatsapp

Geral Terça-feira, 02 de Julho de 2024, 15:05 - A | A

Terça-feira, 02 de Julho de 2024, 15h:05 - A | A

estiagem

Focos de incêndio no Pantanal estão sob investigação da PF, diz ministra

São pelo menos 18 ocorrências em áreas particulares, informa Marina Silva

Canal Rural
MQF

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou nesta segunda-feira (1º) que a Polícia Federal (PF) investiga de 18 a 19 focos de incêndio no Pantanal, “para determinar a autoria”. Segundo a ministra, a ação humana é o que tem causado a maior devastação já registrada no bioma.

“O que nós estamos identificando é que 85% dos incêndios que temos hoje estão ocorrendo em propriedades privadas. A história de que pode ser raio, descarga de raio, não é [verdadeira]. É por ação humana”, destacou a ministra em entrevista a jornalistas, no Palácio do Planalto, após a terceira reunião da sala de situação criada pelo governo federal para enfrentar a crise ambiental no Pantanal.

Com base em informações enviadas por órgãos ambientais, como o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Marina Silva disse que as autoridades policiais estão apurando as circunstâncias dos incêndios, que podem ser considerados criminosos. Ela classificou a situação vivida pelo Pantanal de desoladora.

Leia mais:

https://www.canalrural.com.br/agricultura/focos-de-incendio-no-pantanal-estao-sob-investigacao-da-pf-diz-ministra/

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 23 de Julho de 2024