O eixo da maior roda-gigante da América Latina chegou ao Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá, na manhã desta sexta-feira (6.2). Com mais de 70 toneladas e 16 metros de comprimento, a peça foi fabricada na China, desembarcou no Porto de Santos (SP) na semana passada e seguiu até a capital mato-grossense por transporte terrestre, em carreta escoltada por batedores.
Este é o segundo carregamento de componentes do atrativo entregue ao empreendimento. O primeiro, referente à fundação da roda-gigante, chegou em maio do ano passado e já está instalado. A expectativa do Governo de Mato Grosso, responsável pela obra por meio da MT Participações e Projetos (MT Par), é que as demais peças sejam entregues de forma gradual ao longo dos próximos meses.
Ao todo, cerca de 80 carretas irão transportar contêineres com os demais componentes da estrutura, incluindo as 42 cabines, cada uma com capacidade para até seis pessoas, totalizando até 210 visitantes por giro. Todo o material está atualmente no Porto de Santos e será encaminhado para Cuiabá conforme a liberação dos desembaraços aduaneiros pela Receita Federal.
A roda-gigante será instalada no canteiro central do Parque Novo Mato Grosso e, devido às suas dimensões e à localização estratégica, poderá ser vista de diversos pontos da cidade, inclusive da região central de Cuiabá e de Chapada dos Guimarães.
“Trata-se de um atrativo grandioso, acessível à população e que proporcionará uma vista panorâmica privilegiada da cidade. No Parque Novo Mato Grosso, ela integrará um conjunto de atrações como pistas de skate, motocross, kart e automobilismo, ampliando as opções de lazer, entretenimento e esporte”, destaca o presidente da MT Par, Wener Santos.
A estrutura da roda-gigante ocupará uma área construída de 1.000,37 metros quadrados, distribuída em três níveis: térreo, primeiro pavimento e cobertura, sendo esta última destinada ao embarque dos visitantes.
O Parque Novo Mato Grosso está em construção a cerca de 8 quilômetros de Cuiabá, na rodovia de acesso à Chapada dos Guimarães. Com 300 hectares de área, o empreendimento será o maior espaço multieventos da América Latina e tem como objetivo impulsionar o esporte, os negócios e o turismo em todo o estado.


