facebook instagram youtube whatsapp

Geral Quarta-feira, 05 de Junho de 2024, 11:20 - A | A

Quarta-feira, 05 de Junho de 2024, 11h:20 - A | A

ATIVIDADES GRATUITAS

Museu de História Natural realiza feira sustentável e oficinas de educação ambiental neste mês de junho

A programação conta com atividades gratuitas, que são realizadas no jardim do espaço cultural aos finais de semana

Da Redação
MQF

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o Museu de História Natural de Mato Grosso realiza neste mês a 1ª Feira Sustentável e outras atividades de educação ambiental. A programação é gratuita, mas é necessário fazer inscrição para participar das oficinas.

A 1ª Feira Sustentável do Museu será neste domingo (09.06), das 8h às 12h. A proposta é promover um ambiente de estímulo ao consumo consciente e a redução do desperdício no dia-a-dia. Durante o evento, o local terá produtos para troca ou venda (roupas, sapatos, acessórios, utensílios domésticos ou de escritório e artesanato, entre outros), além de alimentos para ser consumidos no local.

Sobre as oficinas que são realizadas aos finais de semana, a programação inclui atividades de reciclagem, desenho e pintura.

Neste sábado (08.06), haverá a oficina de criação de cadernos de papel reciclado. No dia 15 de junho será uma atividade de pintura e desenhos de aves do Pantanal. Também haverá prática de ioga e oficina de cianotipia (técnica de impressão fotográfica em tom de azul), no dia 22 de junho. Para o último sábado do mês, dia 29 de junho, ficou reservada a oficina de isogravura, que utiliza placa de isopor para criar carimbos em papel.

As atividades do mês incluem bate-papo sobre ações sustentáveis na rotina, plantio de mudas, mediação pelas trilhas do Museu, debate sobre a conservação do Rio Cuiabá e a importância da sua preservação. A programação completa pode ser acessada no Instagram do Museu de História Natural de Mato Grosso.  

A participação nas oficinas é gratuita, mas é preciso fazer inscrições para participar. As vagas são disponibilizadas sempre às 17h das quartas-feiras que antecedem as atividades. As inscrições são feitas pela internet, acessando este link.

Além de oficinas e atividades na área externa, o Museu de História Natural de Mato Grosso possui uma exposição permanente de arqueologia e paleontologia, e apresentação da história da Casa Dom Aquino.  

Com uma extensa área verde, o espaço cultural também oferece como atrações duas réplicas de dinossauro em tamanho real, trilha sensorial, trilha até o rio Cuiabá e visita ao lago do Homem Holoceno (que recria cenas do cotidiano dos povos pré-históricos). 

Museu

O Museu é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que funciona em gestão compartilhada com o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss).

Serviço
Museu de História Natural oferece atividades no mês do Meio Ambiente
Endereço: Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá/MT.
Funcionamento: Quarta a domingo, das 8h às 18h.
Entrada para visitar exposições de longa duração: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia); entrada gratuita aos domingos e feriados.
Acesso à área verde, parquinho, café e atrações do jardim: gratuito.
Inscrições para oficinas: https://linktr.ee/mhnmt 
Mais informações: Instagram @museuhistorianaturalmt

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 17 de Junho de 2024