facebook instagram youtube whatsapp

Geral Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2026, 10:21 - A | A

Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2026, 10h:21 - A | A

Bem-estar animal

Prefeitura de Cuiabá prepara projeto para encaminhar cães e gatos do canil a lares credenciados

Proposta prevê auxílio financeiro a ONGs, protetores e pessoas físicas e será enviada à Câmara Municipal nos próximos meses

MQF
Da Redação

A Prefeitura de Cuiabá prepara um projeto voltado ao acolhimento de cães e gatos que atualmente estão no canil municipal. A iniciativa está sendo elaborada a partir de um estudo técnico em andamento na Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal e deverá ser formalizada por meio de um projeto de lei a ser encaminhado à Câmara Municipal.

A proposta prevê o credenciamento de ONGs, protetores independentes, pessoas físicas e até empresas interessadas em abrigar os animais, seja de forma permanente ou temporária. Os critérios para participação ainda estão sendo definidos, assim como os valores que poderão ser repassados como ajuda de custo para cobrir despesas com alimentação, cuidados veterinários e manutenção dos animais.

De acordo com o prefeito Abilio Brunini, o levantamento dos interessados será feito por meio de consulta pública. A ideia é identificar organizações e cidadãos dispostos a acolher os animais por períodos que podem variar de um a dois meses, ou por tempo determinado, com possibilidade de apoio financeiro do município.

“Estamos prevendo o pagamento para que as pessoas, ONGs ou empresas abriguem um animalzinho. Os valores estão sendo estudados pela equipe da Morgana, em diálogo com a sociedade, para chegarmos a um formato viável. Vamos enviar um projeto de lei para a Câmara Municipal e, se aprovado, colocar a iniciativa em prática. Eu torço para que pessoas físicas se habilitem, porque um animal cuidado dentro de uma casa é muito melhor do que mantê-lo em locais aglomerados”, declarou o prefeito.

A secretária adjunta de Bem-Estar Animal, Morgana Thereza Ens, explicou que o objetivo é redimensionar o papel do canil municipal, sem extinguir suas atividades. Segundo ela, a estrutura continuará funcionando, mas com foco em cuidados específicos, tratamento veterinário e processos de ressocialização.

“O canil continuará existindo e exercendo suas funções, mas com outra vertente, voltada ao cuidado, tratamento e ressocialização dos animais que precisam desse suporte até que possam ser encaminhados para um lar credenciado”, afirmou.

A expectativa da gestão municipal é que os trâmites legais e burocráticos sejam concluídos em até três meses, prazo estimado para viabilizar o credenciamento dos interessados e dar início à execução do projeto.

Comente esta notícia

, 12 de Fevereiro de 2026