O delegado Vitor Hugo Teixeira deixou, a pedido, o comando da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) nesta quarta-feira (11). Ele estava à frente da pasta desde a sua recriação, em janeiro de 2025, e encerra a gestão após um período marcado por ações voltadas ao fortalecimento do sistema prisional em Mato Grosso.
Durante sua gestão, Vitor Hugo foi responsável pela ampliação do número de vagas no sistema penitenciário estadual e pela coordenação de 954 operações realizadas nas unidades prisionais. Segundo dados apresentados pela própria secretaria, houve ainda redução de 29% no número de fugas em 2025, na comparação com o ano anterior.
Na tarde desta quarta-feira, o governador Mauro Mendes e o vice-governador Otaviano Pivetta se reuniram com o delegado para agradecer pelos serviços prestados e pela dedicação à condução da pasta.
Para o lugar de Vitor Hugo, foi anunciado o delegado Valter Furtado, que atuava como secretário-adjunto de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). A nomeação oficial está prevista para o próximo dia 18 de fevereiro, após o feriado de carnaval.
O novo secretário
Valter Furtado é graduado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), em 2004, e possui pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal, pela Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso (2011), além de especialização em Gestão de Segurança Pública, concluída em 2017 pela Escola de Governo de Mato Grosso.
Ingressou na Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC-MT) em 2007, após aprovação em concurso público para o cargo de delegado. Ao longo da carreira, atuou na Delegacia Municipal de Brasnorte, na Delegacia de Sapezal e na Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos, em Cuiabá.
Também integrou o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), onde exerceu a função de supervisor-geral, além de atuar como comandante de helicóptero, instrutor de voo e checador credenciado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).


