facebook instagram youtube whatsapp

Política Quinta-feira, 28 de Dezembro de 2023, 14:30 - A | A

Quinta-feira, 28 de Dezembro de 2023, 14h:30 - A | A

"ano de conquistas e vitórias"

Deputado Barranco apresenta balanço de atividades de 2023

“Foi um ano de muitas conquistas e vitórias. Com certeza foi um mandato ainda mais popular, participativo e colaborativo”

Assessoria
MQF

“O ano de 2023, sem dúvida nenhuma, foi o ano que o nosso mandato mais trabalhou em todo esse tempo como parlamentar. Com a volta do presidente Lula, nós tivemos que trabalhar ainda para levar as ações do governo federal para todos os mato-grossenses”. Foi assim que o deputado estadual Valdir Barranco (PT) classificou o ano de 2023.

Com o objetivo de prestar contas sobre o seu trabalho ao povo mato-grossense, o parlamentar apresentou um balanço legislativo referente às atividades realizadas durante todo este ano de 2023. Fizeram parte do trabalho: Sessões especiais e ordinárias, Audiências Públicas, Projetos de Lei, Requerimentos, Moções, Indicações, Leis Sancionadas, emendas parlamentares, além de defesas da educação, agricultura familiar, justiça social, saúde, entre outros.

Em 2023, Barranco apresentou 1.182 proposições na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (Almt), dentre eles foram 557 projetos de lei, 117 requerimentos, 352 moções de aplausos, 100 indicações, além das 15 Leis sancionadas que surgiram a partir de propostas criadas por ele.

“2023 foi um ano muito intenso e de bastante trabalho para o nosso mandato. Seguimos à tona de sermos um dos parlamentares que mais trabalha e apresenta proposições na Casa de Leis. Isso já é rotina para toda a nossa equipe. Nós seguimos empenhado em defender as nossas bandeiras, especialmente na elaboração de políticas públicas para a agricultura familiar, educação, justiça social, defesa da mulher, saúde, e tantas outras. Seguiremos trabalhando cada vez mais por aqui”, garantiu.

Como presidente estadual do Partido dos Trabalhadores de Mato Grosso (PT-MT), Barranco lembra que 2023 também marcou a volta de Lula ao cargo de Presidente da República. “A volta do nosso presidente Lula, lá em janeiro, nos deu ainda mais ânimo e fez voltar a esperança por dias melhores por todo o país. Fato que se concretizou durante todo esse ano, com a volta de políticas públicas voltadas para todos e todas, especialmente para os brasileiros que mais precisam de um olhar carinhoso e cuidadoso. Lula é o maior presidente que esse país já teve e está confirmando isso somente neste primeiro ano do seu terceiro mandato. O Brasil está se unindo e se reconstruindo”, afirmou.

Somente neste ano, os investimentos do governo Lula superam os R$ 62 bilhões de reais. São recursos aplicados nas áreas de infraestrutura, habitação, educação, saúde, cultura, esporte, assistência social, tecnologia e agropecuária. As obras envolvem o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), voltados para o Bolsa Família, construção e retomada de obras em rodovias, moradias do Minha Casa, Minha Vida, qualidade da merenda escolar, reforço ao Mais Médicos, retomada e ampliação do Brasil Sorridente, repasses para a atenção primária a saúde e hospitais filantrópicos, além de cultura e patrocínio de atletas nascidos no estado.

Na Assembleia Legislativa, o deputado realizou, durante todo o ano, discussões e embates para defender e garantir os direitos de todos os trabalhadores e trabalhadoras de Mato Grosso. “Participamos de muitas disputas democráticas em 2023, como a defesa pelos servidores públicos, dos pescadores, dos profissionais da educação na luta contra a militarização das escolas, a luta contra a mineração ilegal em reserva de proteção ambiental, além do combate às desigualdades sociais. Nós fomos firmes e ferrenhos em tentar assegurar que o governo estadual não retire, ainda mais, os direitos conquistados pelos mato-grossenses depois de muita luta”, explicou.

Na luta pela agricultura familiar, Barranco participou, ao lado do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), da entrega de títulos rurais em diversos municípios de Mato Grosso e defendeu a agricultura familiar com a apresentação de uma emenda à LDO que fortalece os camponeses. “Participamos da cerimônia de entrega de vários títulos rurais para assentados e assentadas do estado. Inclusive, algumas entregas tiveram as participações do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, do ministro de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira”, afirmou.

Membro titular da Comissão de Educação, Ciências, Tecnologia, Cultura e Desporto, o deputado lutou bravamente pela educação de Mato Grosso, seus profissionais e contra as inúmeras barbáries realizadas pelo governo estadual. “2023 foi um ano bastante complicado para a educação de Mato Grosso. A educação sofreu muitos ataques e infelizmente, perdeu muitas coisas ao longo desse ano, mas perderia muito mais se não fosse as nossas lutas. Nossa luta contra a retirada de direitos já tão mitigados, contra a militarização das escolas, luta pela manutenção e contra as mudanças no Conselho de Educação, além do enfrentamento pelo maior número de investimentos”.

A justiça social e o combate às desigualdades também são prioridade no mandato do deputado Barranco. Em 2023, ele lutou por moradia por todos aqueles que mais precisam, como a batalha na Ocupação Brasil 12, em Cuiabá, e apresentou 18 projetos de lei que buscam instituir e somar frentes que garantem a defesa para as pessoas que mais precisam. Como o PL nº 237/2023, que garante a elaboração de política pública destinada para o resgate de jovens em situação de vulnerabilidade social, denominada ‘Vira Vida’. “Precisamos que, cada vez mais, busquemos ferramentas e propostas que olhem e defendam a população que mais precisa da gente. O nosso mandato tem isso como prioridade e sempre terá”, disse.

A saúde também se tornou, principalmente neste mandato, uma das bandeiras defendidas pelo parlamentar. “Defendemos a saúde dos mato-grossenses pois ela é o bem mais precioso para qualquer pessoa. E da forma que a saúde de Mato Grosso está sendo gerida, nós não podemos mais aceitar uma coisa como essa. Estamos recebendo diariamente denúncias do caos que a saúde estadual está vivendo. Pacientes morrendo nas filas, esperando meses para cirurgias, aguardando muito tempo para consultas e a falta de medicamentos. Isso não pode acontecer”.

Por fim, o deputado disse que o ano foi muito produtivo e muito proveitoso. “Nós trabalhamos durantes todo 2023. Viajamos os 4 cantos de Mato Grosso e fomos muito bem recebidos por todos e todas. Agradeço a Deus por mais esse ano de muito trabalho e por ter sido um ano de ainda mais reconhecimento. Em 2024, nós seguiremos vigilantes e ainda mais empenhados em defesa dos mato-grossenses”, finalizou Barranco.

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 19 de Maio de 2024