facebook instagram youtube whatsapp

Política Segunda-feira, 13 de Novembro de 2023, 08:17 - A | A

Segunda-feira, 13 de Novembro de 2023, 08h:17 - A | A

COLAPSO NA SAÚDE

Lúdio convoca secretário de Saúde para explicar suspensão de atendimento em hospitais

Atraso no pagamento das empresas prestadoras de serviço levou os hospitais regionais de Mato Grosso ao colapso

Assessoria
MQF

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) convocou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, a prestar esclarecimentos sobre a suspensão de atendimento aos pacientes nos hospitais regionais de Mato Grosso e no Hospital Estadual Santa Casa de Cuiabá, causado por falta de pagamento das empresas prestadoras de serviço. A convocação está prevista para as 14h desta segunda-feira (13) na Sala de Comissões da Assembleia Legislativa.

“Não é uma questão de litígio administrativo, como a Secretaria de Saúde afirma. É um colapso na Saúde de Mato Grosso. Apenas a urgência e emergência estão funcionando no Hospital Regional de Colíder, que suspendeu os atendimentos eletivos há dois meses. Em Sorriso, várias especialidades estão suspensas. Houve paralisação dos anestesistas na Santa Casa de Cuiabá”, citou Lúdio.

Médico sanitarista que sempre atuou na saúde pública em Mato Grosso, Lúdio Cabral explicou que o modelo de gestão escolhido pelo governo estadual levou à precarização dos serviços de saúde, com contratos de trabalho precários que não asseguram a permanência dos profissionais.

“O governo firmou contratos sem licitação com empresas prestadoras de serviço e fez pagamentos indenizatórios. Isso levou os órgãos de controle a pressionarem a Secretaria de Saúde, que vem atrasando os pagamentos desde maio e deixando a população sem atendimento. Tudo isso é resultado da escolha que o governo estadual fez de terceirizar e quarteirizar a contratação dos profissionais de saúde, em vez de realizar o concurso público que é tão necessário. São mais de 20 anos sem concurso público na Saúde de Mato Grosso. O último concurso foi o que eu passei, em 2001”, afirmou Lúdio.

Serviço:

Convocação do secretário de Saúde

Data: 13/11 (segunda)

Hora: 14h

Local: Sala de Comissões ALMT

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 22 de Maio de 2024