A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra-MT) anunciou a interdição total da Avenida Miguel Sutil neste sábado (23) e domingo (24) para a continuidade das obras do Complexo Viário do Leblon, em Cuiabá. A medida é necessária para o lançamento de vigas de concreto na nova passagem de nível que está sendo construída em frente à loja Todimo Lar Center.
Desde o início das intervenções, o tráfego na região opera com restrições, com liberação apenas parcial da via. Entretanto, o uso de guindastes e caminhões de grande porte para a instalação das vigas torna imprescindível o bloqueio total do trecho. A operação foi programada para o fim de semana com o objetivo de minimizar os impactos à mobilidade urbana. Segundo a Sinfra, a liberação da via deve ocorrer ainda no domingo, podendo ser antecipada conforme o avanço dos trabalhos.
Durante o período de interdição, o trânsito será desviado antes do viaduto sobre a Avenida do CPA, no sentido Coxipó–Rodoviária. A alça lateral ao Global Garden será temporariamente aberta para acesso à Avenida do CPA, e os motoristas também poderão utilizar a Rua das Esmeraldas como rota alternativa. No sentido oposto (Rodoviária–Coxipó), o desvio passará pelo bairro Araés, com acesso à Avenida do CPA.
A Sinfra orienta que motoristas evitem a região, se possível, durante a execução das obras. Após a instalação das vigas, será possível dar continuidade à construção das pistas sobre a nova estrutura. Concluída essa etapa, o trânsito será desviado para o lado oposto da Miguel Sutil, possibilitando o avanço nas obras da pista atualmente em operação.
A nova passagem de nível, que permitirá o retorno subterrâneo sob a Miguel Sutil, também impactará a Avenida do CPA. O retorno hoje existente em frente ao Hotel Taiamã será desativado, sendo substituído pela nova conexão inferior.
O Complexo Viário do Leblon faz parte de um conjunto de intervenções estruturais na região da Trincheira Jurumirim, incluindo a construção de uma nova trincheira, um elevado e a requalificação das estruturas já existentes. A iniciativa busca solucionar gargalos históricos do tráfego na capital mato-grossense.