O Governo de Mato Grosso lançou, nesta quinta-feira (6.11), o Programa MT Produtivo – Desenvolvimento e Sustentabilidade, que vai direcionar US$ 100 milhões para ações voltadas à agricultura familiar, regularização fundiária e ambiental, inovação e inclusão produtiva em todas as regiões do Estado.
Durante o evento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, afirmou que esta é a primeira vez que Mato Grosso apresenta um projeto dessa envergadura voltado exclusivamente para os pequenos produtores.
“Buscamos recursos para fazer estradas, investir em infraestrutura e em tantos projetos importantes, mas ainda não havia chegado à Assembleia um projeto desse porte voltado diretamente para a agricultura familiar. Pela primeira vez na história, o Estado apresenta um programa dessa dimensão pensando nas pequenas propriedades”, destacou.
Max Russi também reconheceu o protagonismo do vice-governador Otaviano Pivetta na articulação do programa e no trabalho contínuo para fortalecer o setor.
“Felizmente, o vice-governador Otaviano Pivetta tem trabalhado muito próximo dessa área e nunca se distribuiu tanto equipamento para a agricultura no nosso Estado”, afirmou.
Segundo o deputado, o Governo tem promovido uma transformação na realidade dos pequenos produtores, com entregas constantes de máquinas, equipamentos e insumos que chegam diretamente aos municípios.
“Todo dia vemos prefeitos recebendo equipamentos, e isso tem feito diferença. Hoje, a Secretaria de Estado de Agricultura (Seaf) tem orçamento, entrega resultados e chega aos municípios. A agricultura familiar é uma porta de saída, uma oportunidade de desenvolvimento”, completou Max.
O programa MT Produtivo – Desenvolvimento e Sustentabilidade prevê expansão de infraestrutura produtiva, regularização fundiária e ambiental, assistência técnica especializada e abertura de mercado para as cadeias de agricultura familiar no Estado.



