O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) definiu, em sessão extraordinária realizada nesta terça-feira (23), a lista tríplice para o preenchimento da vaga de conselheiro aberta com a aposentadoria de Valter Albano da Silva. A relação é composta pelos procuradores Alisson Carvalho de Alencar, Gustavo Coelho Deschamps e William de Almeida Brito Júnior, todos membros do Ministério Público de Contas (MPC).
A aposentadoria de Valter Albano foi oficializada por meio de ato publicado no Diário Oficial de Contas desta segunda-feira (22). A formação da lista tríplice seguiu o critério de antiguidade previsto na Constituição Estadual e no Regimento Interno do TCE-MT para vagas destinadas ao Ministério Público de Contas.
Durante a sessão, os conselheiros do Tribunal votaram, em ordem de preferência, nos três nomes aptos a integrar a lista. O procurador-geral de Contas Alisson Carvalho de Alencar foi escolhido por unanimidade em primeiro lugar. Em segundo, a maioria dos conselheiros votou em Gustavo Coelho Deschamps, seguido pelo procurador-geral de Contas Adjunto William de Almeida Brito Júnior.
Concluída essa etapa, a lista tríplice será encaminhada ao governador do Estado, responsável por indicar um dos nomes para posterior apreciação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O indicado passará por arguição pública no Parlamento e, após aprovação, será nomeado pelo chefe do Executivo. A posse ocorre em sessão especial do Plenário do TCE-MT.
Perfil dos indicados
Alisson Carvalho de Alencar
Natural de Teresina (PI), é bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina (CEUT), com pós-graduação em Direito Público e Privado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). É mestre em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV/RJ), doutor em Direito Constitucional pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (FADISP) e pela Universidade de Salamanca, na Espanha, além de pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Ingressou no Ministério Público de Contas de Mato Grosso em 2009 e atualmente exerce o cargo de procurador-geral de Contas no biênio 2025–2026.
Gustavo Coelho Deschamps
Natural de Florianópolis (SC), é graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, com pós-graduação em Direito Constitucional pela Universidade do Sul de Santa Catarina. É mestrando em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP). Ingressou no MPC-MT em 2009, tendo exercido funções como procurador-geral de Contas, corregedor e presidente da Comissão Especial de Concurso, além de atuar como palestrante em programas institucionais do TCE-MT.
William de Almeida Brito Júnior
Natural de Belo Horizonte (MG), é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especializações em Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e Direito do Estado e Administração Pública, com ênfase em Controle Externo, pela Fundação Getulio Vargas. Ingressou no MPC-MT em 2009, após atuar como advogado e professor universitário. Já exerceu os cargos de procurador-geral de Contas, procurador-geral substituto e foi diretor executivo da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON).



