facebook instagram youtube whatsapp

Saúde Sexta-feira, 08 de Agosto de 2025, 08:30 - A | A

Sexta-feira, 08 de Agosto de 2025, 08h:30 - A | A

diminuir preços

Fiocruz e EMS firmam acordo para a fabricação de canetas emagrecedoras

Compromisso permitirá a transferência de tecnologias das canetas Olire e Lirux, com liraglutida. Parceria pretende diminuir preços

Isabella França - Metrópoles
MQF

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) assinou um acordo de parceria com a farmacêutica brasileira EMS para a produção nacional das canetas emagrecedoras Olire e Lirux, que utilizam liraglutida como princípio ativo e são empregadas no tratamento da obesidade e da diabetes tipo 2.

O comunicado do compromisso foi feito no Fórum Saúde, em Brasília, nessa quarta-feira (6/8), e o objetivo da parceria é depender menos de importações e diminuir o preço do produto.

O acordo prevê a transferência de tecnologia da EMS para a Fiocruz, incluindo tanto a síntese do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) quanto a formulação final dos medicamentos. Essa transferência ocorrerá gradualmente, com a produção iniciando nas instalações da EMS em Hortolândia (SP) e, posteriormente, migrando para o Complexo Tecnológico Farmanguinhos, da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Continue lendo Metrópoles

Comente esta notícia

, 08 de Dezembro de 2025