facebook instagram youtube whatsapp

Saúde Sexta-feira, 05 de Setembro de 2025, 08:30 - A | A

Sexta-feira, 05 de Setembro de 2025, 08h:30 - A | A

OMS alerta

Mais de 1 bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais

Relatórios mostram que ansiedade e depressão estão entre as condições mais comuns e pedem investimento urgente em políticas de saúde mental

Ravenna Alves - Metrópoles
MQF

Mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo convivem com transtornos mentais, segundo relatórios divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta terça-feira (2/9). As condições mais frequentes são ansiedade e depressão, que afetam indivíduos de todas as idades e níveis de renda, e estão ligadas a perdas significativas na qualidade de vida, na produtividade e na economia global.

De acordo com a OMS, os problemas de saúde mental já representam a segunda maior causa de incapacidade a longo prazo e estão diretamente associados ao aumento dos gastos com saúde para indivíduos e famílias. Somente a ansiedade e a depressão custam cerca de US$ 1 trilhão por ano à economia mundial, aproximadamente R$ 5,5 trilhões.

 
“Transformar os serviços de saúde mental é um dos maiores desafios da saúde pública. Investir nessa área é investir em pessoas, comunidades e economias. O cuidado não pode ser visto como privilégio, mas como um direito básico que exige ação urgente dos governos”, afirma Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, em comunicado.
 
 
Continue lendo Metrópoles

Comente esta notícia

, 16 de Setembro de 2025