facebook instagram youtube whatsapp

Saúde Sexta-feira, 17 de Maio de 2024, 08:46 - A | A

Sexta-feira, 17 de Maio de 2024, 08h:46 - A | A

DENGUE

Quais as sequelas da doença e quanto tempo duram? Entenda

O vírus da dengue penetra na corrente sanguínea e pode se multiplicar em diversos órgãos

Agência Estado
MQF

A dengue tem como manifestações mais comuns febre alta, manchas na pele e dores no corpo, que costumam durar de cinco a sete dias. Mas, mesmo depois da cura, a pessoa acometida pela doença pode apresentar sintomas persistentes. Cabe destacar que, até o momento, o Ministério da Saúde registra mais de 4,7 milhões de casos prováveis da infecção.

De acordo com Melissa Falcão, infectologista e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), o quadro clássico da dengue costuma melhorar sem deixar sequelas permanentes. Em uma situação comum, no máximo a fadiga e a dor de cabeça podem incomodar por mais tempo, desaparecendo após alguns dias ou semanas.

Mas a verdade é que o vírus da dengue penetra na corrente sanguínea e pode se multiplicar em diversos órgãos. Melissa explica que é a partir desse processo que as complicações podem aparecer. Confira, abaixo, as principais.

Leia mais:

https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2024/05/6858739-dengue-quais-as-sequelas-da-doenca-e-quanto-tempo-duram-entenda.html

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 11 de Outubro de 2024