facebook instagram youtube whatsapp

Agronegócio Sexta-feira, 22 de Setembro de 2023, 20:10 - A | A

Sexta-feira, 22 de Setembro de 2023, 20h:10 - A | A

parece o texas

Desenvolvimento de Sinop e região chama atenção da Europa

Luan Cordeiro / Assessoria de Comunicação

Sinop mais uma vez despertou a atenção mundial. Desta vez, por meio de uma publicação do jornal europeu The Economist, que é referência no Jornalismo, e destacou que o município se “parece com o Texas” e, por aqui, o “futuro parece brilhante”. A publicação foi feita ontem e pode ser conferida clicando aqui.

Em seu texto, o jornal aponta que o boom do agronegócio está mudando a demografia e a cultura, colocando Sinop como o centro da soja em Mato Grosso. “Graças ao dinheiro e aos empregos gerados pelo boom agrícola, não apenas para os trabalhadores agrícolas, mas também para os trabalhadores da construção civil e outros, a população de Sinop aumentou 73% nos últimos 12 anos, para 200 mil”, destacou a reportagem.

E para acompanhar essas potencialidades e o futuro “brilhante” de Sinop, a Prefeitura faz investimentos constantes em infraestrutura, educação e inovação, criando um ambiente propício para startups e empresas estabelecidas prosperarem, visando que Sinop assuma cada vez mais um papel proeminente na economia brasileira e internacional.

“O futuro que se desenha diante de nós é repleto de oportunidades. Continuaremos investindo em nossa infraestrutura, educação e tecnologia, capacitando nossos cidadãos para que possamos atingir todo o potencial de Sinop. Estamos comprometidos em preservar nossa cultura acolhedora e em promover um ambiente onde as empresas cresçam, gerando empregos e prosperidade para todos”, pontuou o prefeito Roberto Dorner.

O prefeito reforçou ainda que este destaque de Sinop é fruto de toda a população, que a cada dia molda o destino do município. “Essa comparação com o Texas é um reflexo do espírito empreendedor, da determinação e do trabalho árduo que todos nós, como sinopenses, incorporamos em nosso dia a dia. Nossa cidade é um exemplo de progresso, crescimento econômico e, acima de tudo, esperança”.

Planejamento para dar “base”

Entre outros pontos que deram base para o desenvolvimento de Sinop a passos largos está, por exemplo, a desburocratização implantada pela administração para a abertura de novas empresas. “Nós somos uma referência no país na REDESIM, na interligação para a abertura de empresas, de uma maneira que o contribuinte consegue acompanhar de forma on-line, abrir uma empresa, então, essa desburocratização foi um grande passo para que Sinop abrisse CNPJs de uma maneira mais rápida”, lembrou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves.

Além disso, ainda há, por exemplo, um trabalho intenso para o crescimento e consolidação de micro e pequenas empresas. “Temos em Sinop o Centro de Atendimento Empresarial, em conjunto com o Sebrae, prestando assessorias, por exemplo, e auxiliando esses empresários. Ainda há a nossa atuação na busca de linhas de crédito, que é forte e ajuda a fomentar a economia", ponderou.

 Para o secretário, essas políticas públicas podem ser consideradas a mola propulsora para o desempenho do município. "Esse crescimento exponencial de Sinop é uma conjuntura, claro, considerando também a localização, com o agro. É uma cidade que se destaca de uma maneira tão legal e todas essas políticas públicas favoreceram o desenvolvimento".

Dados e números que reforçam o futuro “brilhante”

Os números também mostram que Sinop é referência e se diferencia em muitos aspectos. O município tem, por exemplo, o quinto aeroporto mais movimentado do Centro-Oeste e o segundo de Mato Grosso, reunindo uma logística aérea completa, com as três principais companhias aéreas do Brasil.

Nos sete primeiros deste ano, o aeroporto Presidente João Batista Figueiredo acumulou a marca de 205.105 embarques e desembarques, o que representa uma média mensal de 29.300 e aumento de 31,94% em comparação ao mesmo período de 2022 (155.445 embarques e desembarques).

Em Sinop, a pujança também pode ser sentida quando analisado o número de novas empresas abertas. De janeiro a julho deste ano, foram 3.828 novos CPNJs consolidados, aumento superior a 9% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dados da plataforma Mapa de Empresas, do Governo Federal.

O mercado de trabalho também é aquecido e o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados aponta que entre janeiro e julho o município contabilizou um saldo positivo de 2.574 admissões a mais do que desligamentos, com destaque para os setores de serviços, de indústria e de comércio que somam, respectivamente, 1.160, 592 e 420 contratações a mais.

"Por mais que o agro seja de extrema importância para nós, temos um PIB (Produto Interno Bruto) de mais de 60% do comércio e prestação de serviços. Então, o agro é fundamental, é o guarda-chuvas macro, mas Sinop tem uma característica de um comércio extremamente forte e aí fecha a característica, exatamente, dessa grande concentração de pessoas por quilômetro quadrado", reforçou o secretário.

Outro pilar do município, é a frota de veículos, que já passa de 155 mil e registra, mensalmente, uma média de mil novos emplacamentos, conforme a 19ª Circunscrição Regional de Trânsito.

Sinop também já apareceu na lista das 100 melhores cidades para fazer negócios no setor do agronegócio, imobiliário e de educação, em estudos realizados pela Urban Systems. "Tudo isso desperta os olhos do mundo para Sinop e fortalece cada vez mais nossas relações internacionais", completou Klayton.

 

 

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 19 de Maio de 2024