Os garotos nascidos em 2008 dos polos de Futebol do Programa VG Mais Esporte, iniciativa da Prefeitura de Várzea Grande por meio da SMECEL, fazem a estreia na Taça das Favelas neste fim de semana (30). Os jogos ocorrerão no campo da Escola Estadual Liceu Cuiabano, em Cuiabá.
A equipe que levará o nome do Município será a Favela Canelas. O adversário será definido após o congresso técnico desta terça-feira (26). Na sexta (29), está previsto o lançamento oficial da edição mato-grossense do torneio.
No domingo (24), a comissão técnica promoveu uma peneira para atletas de 16 e 17 anos no miniestádio Hélio Leite de Oliveira, no bairro Mapim. A seletiva foi conduzida pelo professor e técnico Giordany Moreira e acompanhada pelo superintendente de Esporte e Lazer, Edmilson Piranha.
“Estamos selecionando vários garotos de 15, 16 e 17 anos, dando todo o apoio para que Várzea Grande seja bem representada na Taça das Favelas. Vamos trabalhar para garantir a melhor estrutura e buscar a vitória para nosso Município”, afirmou Edmilson Piranha.
A Taça das Favelas 2025 reúne 16 seleções masculinas (14 a 17 anos) e oito femininas (a partir dos 14), com inscrições exclusivas pelo site do evento. O formato começa com peneiras nas comunidades e segue em mata-mata até a final, num projeto que alia descoberta de talentos, inclusão social e orgulho comunitário. A realização é da SECEL-MT, CUFA-MT e Associação de Desenvolvimento Social das Favelas, com promoção da TV Centro América e parcerias do Liceu Cuiabano, Em Cena Escola de Artes de Cuiabá e 9 Atos Cultura e Entretenimento.
Em Várzea Grande, o VG Mais Esporte e Bem-Estar oferece atividades gratuitas em 35 polos — incluindo futsal, futebol, voleibol, basquete, handebol, atletismo, lutas e atendimentos de bem-estar para adultos e idosos. Entre os investimentos, a Prefeitura e a SMECEL entregaram um micro-ônibus de 42 lugares para transporte de atletas e novos uniformes completos, reforçando a política de fomento ao esporte de base no município.