Pesquisa realizada pelo Sebrae com mais de 10 mil empreendedores de todo o país mostra que as principais dificuldades enfrentadas pelos proprietários de pequenos negócios são a conquista de clientes e o aumento de vendas. Esses obstáculos acarretam no encerramento das atividades de muitas empresas. O estudo também revela uma deficiência na gestão financeira das pequenas empresas. Mais da metade dos entrevistados (52%) admitiram que necessitam de uma maior capacitação na área de controle e gestão financeira.
Para Aline Soaper, educadora financeira e idealizadora da Health Money, a falta de conhecimento financeiro é o que mais contribui para o aumento da taxa de mortalidade dos pequenos negócios.
"A gestão financeira da empresa não é tão simples quanto fazer a gestão financeira pessoal. Ao começar um negócio sem esse conhecimento, o empreendedor pode tomar várias decisões erradas, que trazem consequências futuras. Por isso, é muito importante buscar conhecimento básico sobre as finanças empresariais e, além disso, contratar alguém que faça o controle financeiro da forma correta e saiba orientar o empreendedor em suas decisões", explica a especialista.
Segundo Soaper, outro grande obstáculo indicado pelas micro e pequenas empresas para a saúde financeira de seus negócios é a alta carga tributária. De acordo com o levantamento, um a cada três empreendedores admitiram já ter atrasado o pagamento de algum imposto. Dentre outras dificuldades relatadas pelos donos de negócios, estão: 44% ainda não sabem usar as redes sociais; 31% já buscaram e conseguiram empréstimo; e 18% começaram a empreender por necessidade.