facebook instagram youtube whatsapp

Economia Quarta-feira, 22 de Novembro de 2023, 14:17 - A | A

Quarta-feira, 22 de Novembro de 2023, 14h:17 - A | A

educação financeira

52% dos microempresários do país precisam de mais capacitação

Número é resultado de pesquisa do Sebrae com 10 mil empreendedores do país. Estudo também revela deficiência na gestão financeira das pequenas empresas

Correio Braziliense
MQF

Pesquisa realizada pelo Sebrae com mais de 10 mil empreendedores de todo o país mostra que as principais dificuldades enfrentadas pelos proprietários de pequenos negócios são a conquista de clientes e o aumento de vendas. Esses obstáculos acarretam no encerramento das atividades de muitas empresas. O estudo também revela uma deficiência na gestão financeira das pequenas empresas. Mais da metade dos entrevistados (52%) admitiram que necessitam de uma maior capacitação na área de controle e gestão financeira.

Para Aline Soaper, educadora financeira e idealizadora da Health Money, a falta de conhecimento financeiro é o que mais contribui para o aumento da taxa de mortalidade dos pequenos negócios.

"A gestão financeira da empresa não é tão simples quanto fazer a gestão financeira pessoal. Ao começar um negócio sem esse conhecimento, o empreendedor pode tomar várias decisões erradas, que trazem consequências futuras. Por isso, é muito importante buscar conhecimento básico sobre as finanças empresariais e, além disso, contratar alguém que faça o controle financeiro da forma correta e saiba orientar o empreendedor em suas decisões", explica a especialista.

Segundo Soaper, outro grande obstáculo indicado pelas micro e pequenas empresas para a saúde financeira de seus negócios é a alta carga tributária. De acordo com o levantamento, um a cada três empreendedores admitiram já ter atrasado o pagamento de algum imposto. Dentre outras dificuldades relatadas pelos donos de negócios, estão: 44% ainda não sabem usar as redes sociais; 31% já buscaram e conseguiram empréstimo; e 18% começaram a empreender por necessidade.

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 17 de Junho de 2024