facebook instagram youtube whatsapp

Geral Terça-feira, 02 de Janeiro de 2024, 15:17 - A | A

Terça-feira, 02 de Janeiro de 2024, 15h:17 - A | A

prepare-se

Chuva chega com força ao Brasil na primeira semana de janeiro

A primeira semana de janeiro de 2024 deve ser marcada por chuvas fortes em quase todas as regiões do país; confira

Canal Rural
MQF

primeira semana de janeiro de 2024 deve ser marcada por chuvas fortes em todo o Brasil, com destaque para as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

De acordo com o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve se formar a partir do dia 2 de janeiro, trazendo chuvas para todas as regiões do país.

Na região Sul, os maiores acumulados devem se concentrar no nordeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro-sul do Paraná, com volumes de até 70 milímetros em cinco dias.

No norte do Paraná, as chuvas devem ser mais escassas, com volumes de até 10 milímetros.

Na região Sudeste, as chuvas devem ser mais intensas no Rio de Janeiro, Espírito Santo e centro-norte de Minas Gerais, com volumes de até 150 milímetros em cinco dias.

Em São Paulo, as chuvas devem se concentrar no litoral e no extremo norte do estado, com volumes de até 60 milímetros.

Na região Centro-Oeste, as chuvas devem ser mais intensas em Mato Grosso e Goiás, com volumes de até 200 milímetros em cinco dias.

Em Mato Grosso do Sul, as chuvas devem se concentrar no sudoeste e no extremo norte do estado, com volumes de até 100 milímetros.

Na região Nordeste, as chuvas devem ser mais intensas na Bahia, centro-sul do Maranhão e centro-sul do Piauí. Espera-se volumes de até 120 milímetros em cinco dias.

Na região Norte, as chuvas devem ser mais intensas no Tocantins e centro-sul do Pará, com volumes de até 150 milímetros em cinco dias. Em Rondônia, os volumes devem ser de até 60 milímetros.

Fique atento à previsão do tempo para a sua região e tome as medidas necessárias para se proteger das chuvas.

O que é Zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS)?

  • A ZCAS é um fenômeno meteorológico que ocorre quando a umidade do ar do oceano Atlântico converge com a umidade do ar da Amazônia.
  • As chuvas provocadas pela ZCAS são importantes para o abastecimento de água, a recuperação das pastagens e o desenvolvimento das lavouras.

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 14 de Julho de 2024