facebook instagram youtube whatsapp

Geral Segunda-feira, 09 de Fevereiro de 2026, 10:27 - A | A

Segunda-feira, 09 de Fevereiro de 2026, 10h:27 - A | A

Imunização e prevenção

Saúde de Cuiabá reforça importância da vacinação para prevenir doenças e evitar complicações graves

Rede municipal oferece vacinas contra tuberculose, febre amarela, raiva humana, Covid-19 e VSR em unidades da capital

MQF
Da Redação

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reforça à população a importância de manter o calendário vacinal atualizado como forma de prevenir doenças, evitar complicações graves e proteger a saúde individual e coletiva. A rede municipal disponibiliza vacinas contra tuberculose (BCG), febre amarela, raiva humana, Covid-19 e o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), garantindo atendimento em diversas unidades da capital.

A imunização é uma das principais estratégias de saúde pública e contribui diretamente para a redução de internações, óbitos e surtos de doenças evitáveis por vacina.

Vacina BCG

A vacina BCG (Bacilo de Calmette-Guérin) protege contra as formas mais graves da tuberculose, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar. A aplicação deve ocorrer, preferencialmente, ainda na maternidade.

Devem receber a vacina recém-nascidos, crianças de até 4 anos, 11 meses e 29 dias, contatos de pacientes com hanseníase e crianças expostas ao HIV sem sinais de imunodepressão.

Em Cuiabá, a BCG é ofertada conforme cronograma semanal nas seguintes unidades:

Segunda-feira:
Clínica da Família CPA I; USF Tijucal; USF Florianópolis/Jardim União; USF Bela Vista/Carumbé.

Terça-feira:
USF Nova Esperança; USF Santa Isabel; USF 1º de Março; USF Parque Ohara.

Quarta-feira:
USF Grande Terceiro; UBS Cidade Alta/Cidade Verde; UBS Residencial Coxipó III; USF CPA III.

Quinta-feira:
UBS Quilombo; UBS Santa Terezinha; UBS Campo Velho; UBS Jardim Leblon; UBS Pedra 90 I e II; UBS Ilza Terezinha Picolli.

Sexta-feira:
UBS Pico do Amor; UBS Paiaguás; UBS Novo Colorado II.

Vacina contra a febre amarela

A vacina contra a febre amarela previne uma doença viral grave transmitida por mosquitos, que pode causar complicações severas e até levar à morte.

A imunização é indicada para pessoas de 9 meses a 59 anos, moradores de áreas com circulação do vírus e viajantes para regiões com risco de transmissão. O esquema vacinal prevê dose aos 9 meses e reforço aos 4 anos.

A vacinação ocorre às terças e quintas-feiras nas seguintes unidades:
USF Bela Vista/Carumbé; USF Jardim Imperial; USF Residencial Coxipó I e II; USF Cidade Verde; USF Jardim Independência; USF Quilombo; USF Despraiado; USF Alvorada; USF Aguaçu; USF Pico do Amor; USF Campo Velho; USF Nossa Senhora da Guia; USF Rio dos Peixes; Clínica da Família CPA I; USF Ilza Terezinha Picolli; USF CPA IV; USF Paiaguás; USF Pedra 90 I e II; USF Nico Baracat; USF São Gonçalo; USF Tijucal; USF São João Del Rey; USF Parque Cuiabá.

Ao todo, 23 unidades ofertam o imunizante em pontos estratégicos da capital.

Vacina antirrábica humana

Indicada após mordidas, arranhões, lambeduras ou contato com saliva de animais suspeitos ou infectados, a vacina antirrábica humana previne a raiva, doença quase sempre fatal quando não tratada.

O atendimento deve ser imediato para avaliação e definição do protocolo adequado. A vacina está disponível em diversas unidades, entre elas:
UBS Bela Vista/Carumbé; Dom Aquino; Baú/Lixeira; Cidade Verde; Santa Isabel I, II e III; Quilombo; Ribeirão do Lipa; Despraiado; Alvorada; Clínica da Família CPA I; Ilza Terezinha Picolli; Jardim Florianópolis; Jardim Umuarama; Paiaguás; Serra Dourada/Ouro Fino; Pedra 90 IV e V; Tijucal; Parque Atalaia; Osmar Cabral/Liberdade; Jardim Industriário; São João Del Rey; Nico Baracat; Nossa Senhora da Guia; Rio dos Peixes; Aguaçu; Campo Velho; Dr. Fábio; Jardim Leblon.

Vacina contra a Covid-19

A vacinação contra a Covid-19 continua sendo fundamental para reduzir casos graves, internações e complicações da doença, inclusive no público infantil.

A imunização está disponível para:
• Crianças de 6 meses a 4 anos: Pfizer Baby
• Crianças de 5 a 11 anos: Pfizer Pediátrica

Pfizer Baby (6 meses a 4 anos):
Nossa Senhora da Guia; Aguaçu; Rio dos Peixes; Coxipó do Ouro; Clínica da Família; Novo Paraíso II; Paiaguás; Cidade Verde; Despraiado; Santa Amália; Ilza Terezinha Picolli; Jardim Florianópolis/União; Pico do Amor; Altos da Serra; Dr. Fábio I e II; Jardim Imperial; Pedra 90 I e II; Parque Cuiabá; Osmar Cabral; Parque Ohara; Nico Baracat; São Gonçalo; Residencial Coxipó I e II; Quilombo.

Pfizer Pediátrica (5 a 11 anos):
• Segunda-feira: USF Jardim Imperial
• Terça-feira: USF Despraiado
• Quarta-feira: USF Parque Ohara
• Sexta-feira: Clínica da Família

Vacina contra o VSR

A vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é aplicada em gestantes e tem como objetivo proteger os bebês nos primeiros meses de vida, especialmente contra os tipos A e B do vírus, responsáveis pela maioria dos casos de bronquiolite.

Após a vacinação da gestante, os anticorpos são transmitidos ao bebê ainda durante a gestação, garantindo proteção contra casos graves de bronquiolite e pneumonia infantil. A imunização é destinada a gestantes a partir de 28 semanas.

Em Cuiabá, a vacina contra o VSR está disponível nas 70 Unidades de Saúde da Família (USFs), sendo aplicada nas unidades onde a gestante realiza o acompanhamento do pré-natal. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, conforme o horário de funcionamento de cada unidade.

Para se vacinar, é necessário apresentar documento pessoal, cartão do SUS e cartão da gestante.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que manter a vacinação em dia é um compromisso com a vida. As vacinas previnem doenças, reduzem internações, evitam surtos e garantem mais qualidade de vida para toda a população.

Comente esta notícia

, 09 de Fevereiro de 2026