facebook instagram youtube whatsapp

Política Segunda-feira, 30 de Outubro de 2023, 15:48 - A | A

Segunda-feira, 30 de Outubro de 2023, 15h:48 - A | A

COMISSÃO DE SAÚDE

AL convoca interventora para cobrar nomeação de concursados na Saúde em Cuiabá

Lúdio Cabral espera que interventora mostre cronograma para nomear todos os aprovados no concurso ainda neste ano

Assessoria
MQF

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa realiza, na terça-feira (31), a partir das 9h, a reunião de convocação da interventora na Saúde de Cuiabá, Danielle Carmona, para cobrar a nomeação dos aprovados no concurso público da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) concluído no início de 2023.

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT), presidente da Comissão de Saúde, recebeu a demanda dos profissionais aprovados que aguardam a nomeação e requereu a presença da interventora para resolver a situação. A expectativa é que a interventora apresente um cronograma de nomeações de todos os aprovados no concurso e o quadro de lotação.

“O número de profissionais contratados temporariamente é muito elevado, e essa foi uma das razões que levou à intervenção. Até agora foram nomeados apenas 10% dos aprovados no concurso. Há necessidade de nomear os concursados para melhorar o atendimento à população de Cuiabá. Queremos que a interventora venha amanhã com o cronograma para nomear todos os aprovados até o fim do ano”, disse Lúdio.

A Comissão requereu ainda informações sobre os cargos vagos existentes e o quadro de servidores efetivos, temporários e terceirizados por unidade de lotação, incluindo a Empresa Cuiabana de Saúde Pública. Lúdio, que é médico sanitarista, explicou que o formato atual, com predominância de contratos precários, terceirizações e quarteirizações, enfraquece o sistema de saúde, além de custar caro para os cofres públicos.

“Já são anos sem concurso público e com contratos temporários, inclusive com contratação de empresas privadas, com terceirização e quarteirização, a um custo muito maior do que o custo da nomeação dos profissionais concursados. Além disso, o trabalhador concursado vai construindo, ao longo do tempo, vínculos com a população que é atendida nos serviços de saúde. Isso dá qualidade para o funcionamento do sistema de saúde”, disse.

Serviço:
Convocação da interventora da Saúde em Cuiabá
Data: 31/10/23 (terça-feira)
Hora: 9h
Local: Sala de Comissões ALMT

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 25 de Maio de 2024